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4 dicas para fazer um treinamento para recepcionista da sua clínica

Todo mundo sabe que contratar um bom funcionário não é uma tarefa simples, especialmente se ele tiver atribuições mais complexas, como é comum na rotina de qualquer empreendimento de saúde. Diante dessa realidade, conhecer dicas para fazer um treinamento para recepcionista na sua clínica pode ser um diferencial importante.

Por outro lado, é interessante perceber que, com uma seleção criteriosa e algum investimento, você pode fazer um talento incipiente se tornar um colaborador qualificado e altamente eficiente para o seu negócio. Quer descobrir como fazer isso? Então, confira a seguir o conteúdo que preparamos sobre o tema.

1. Realize uma seleção criteriosa

Antes mesmo de cogitar fazer um treinamento para recepcionista de sua clínica, você precisa usar de estratégia e inteligência na hora da contratação. Procure estar bastante atento não apenas ao currículo propriamente dito, mas também às características de personalidade e à empatia entre vocês durante a entrevista, por exemplo.

Isso é fundamental, visto que trabalharão juntos e precisam não somente de muita sintonia nos objetivos e metas, mas também de cumplicidade para enfrentar situações adversas tão comuns nesse tipo de negócio, como atrasos na agenda, falta de horários disponíveis e até mesmo um paciente insatisfeito.

2. Explique a cultura da empresa

O passo seguinte é explicar, muito bem, qual é a cultura da empresa, sobretudo se o funcionário em questão não estiver ainda habituado a atuar na área da medicina. Explique detalhadamente os valores e os objetivos do negócio, bem como a respeito do perfil de pacientes e o que pode ser oferecido em prol do melhor atendimento possível.

Oriente no tocante ao público-alvo e na forma como eles se comportam comumente, reforçando que um bom primeiro contato não só em relação aos pacientes, mas também com os fornecedores, é muito importante para ter sucesso.

3. Adote um padrão de atendimento

Outra etapa do treinamento para recepcionista de sua clínica é avaliar e adotar um padrão de atendimento na clínica, visto que, mesmo atuando na área da saúde, existem diferenças importantes entre as empresas. Tenha em mente que a recepção é a linha de frente do atendimento e representa a sua imagem diante do público.

Nesse contexto, estipular processos bem definidos e repetitivos levam ao hábito, minimizando as margens para erros. Estimule comportamentos como a organização, a gentileza e a proatividade, além da empatia, que faz com que o colaborador se coloque no lugar da pessoa atendida.

4. Invista em cursos de treinamento

Por fim, chegou a hora de apostar efetivamente no treinamento para recepcionista da sua clínica. Existem cursos muito interessantes, presenciais ou não, que podem contribuir para que seus colaboradores aprimorem as suas qualidades e diminuam as suas falhas, virando profissionais mais complexos e completos.

Esse know how a ser adquirido na nova formação fará com que o funcionário em questão possa incorporar as boas práticas da profissão, promovendo uma melhora significativa.

Seguindo essas dicas, você promove um excelente treinamento para recepcionista na seu consultório e, de quebra, ganha um funcionário mais eficiente e produtivo.

Gostou de aprender sobre o treinamento para recepcionista da sua clínica? Então confira também o artigo com dicas para estruturar a sua recepção!

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