pacientes para consultas particulares

5 dicas para atrair mais pacientes para consultas particulares

Empreender na área de saúde é um grande desafio no Brasil, até mesmo em função das particularidades desse ramo e da enorme burocracia de ser um empresário em nosso país. Diante dessa realidade, conhecer algumas dicas para atrair mais pacientes para consultas particulares pode ser fundamental para ter sucesso no mercado.

O fato é que, mesmo com as dificuldades inerentes desse segmento, ele também proporciona excelentes possibilidades de lucros, sobretudo para quem fizer boas escolhas e adotar as estratégias certas para atrair e fidelizar o seu público. Confira o conteúdo a seguir e descubra como fazer isso!

1. Faça uma análise do negócio

O primeiro passo para atrair mais pacientes para consultas particulares é fazer uma boa análise do seu negócio como um todo e, dessa maneira, adotar ações estratégicas e não cometer alguns erros que poderiam minar a sua credibilidade não apenas diante desse público, mas até mesmo da sua concorrência.

Para isso, é essencial identificar quais são os principais objetivos da clínica, em curto, médio e longo prazos. Caso você tenha sócios ou atue em um coworking médico, é imprescindível agendar algumas reuniões para que vocês possam debater esse tema e para que utilizem táticas que estejam em consonância com a opinião de todos.

Para manter a agenda com boa rotatividade, é preciso que vocês ofereçam um serviço adequado e satisfatório, de forma que seja natural atrair e reter pacientes. Determine com qual ou quais perfis a empresa vai se relacionar para encontrar os meios de fazer com que o seu empreendimento se torne referência no seu ramo.

2. Defina o seu público-alvo

O passo seguinte depois de fazer uma análise do negócio é identificar qual é o seu público-alvo e as suas necessidades para saber como atraí-lo para a sua empresa. É de suma importância compreender a natureza dos seus problemas e o que faz com que eles precisem dos serviços da sua clínica.

Em outras palavras, você deve avaliar em quais situações você e o seu empreendimento vão ser úteis para os pacientes que se deseja reter. Dessa maneira, você garante que as instalações e os profissionais estejam preparados para oferecer as soluções certas para essas pessoas, qualquer que seja o momento em que elas chegarem.

3. Invista na experiência dos pacientes

Agora que você já compreendeu quais são os objetivos do seu negócio e definiu o seu público-alvo, chegou a hora de colocar a mão na massa e proporcionar boas experiências para os pacientes. Você precisa ter em mente que, por mais que para você o ambiente médico seja natural, esse encontro pode gerar incertezas nos visitantes.

Não importa se a causa é simples ou se é uma patologia severa: ninguém gosta de ficar doente. Ainda que eles estejam lá para controles periódicos ou até mesmo para o tratamento de novas enfermidades, o incômodo será uma constante na clínica e você precisa oferecer maneiras de suavizar e tornar essa visita mais palatável.

Uma maneira eficaz de fazer isso é investindo na recepção, pois as pessoas podem passar mais tempo nesse local do que efetivamente na consulta. Ofereça um ambiente agradável, com ar condicionado e com televisão ou som ambiente. Revistas e jornais também são importante, assim como um filtro com água gelada e o famoso cafezinho.

treinamento dos colaboradores também é fundamental, visto que a sua recepcionista é a primeira linha de contato com quem chega na empresa e deve, antes de mais nada, passar uma boa impressão. Compartilhe com essa funcionária seus objetivos e valores e, se for o caso, aposte em treinamentos e cursos de aprimoramento.

4. Aposte em um bom marketing

Nos dias de hoje, o marketing é muito importante em qualquer segmento do mercado, visto que nunca houve tanta concorrência pelos pacientes. Por esse motivo, você não deve encarar o investimento em divulgação como uma despesa comum, mas sim como um investimento indispensável, que trará um retorno muito bom no futuro.

O lado bom dessa história é que, mesmo que você não tenha muitos recursos disponíveis, é possível fazer uso da tecnologia e não gastar muito dinheiro para chegar até o seu público-alvo. A internet revolucionou esse aspecto e, com inteligência e destreza, você pode concorrer até com clínicas muito maiores e poderosas.

O grande segredo fica por conta das redes sociais. Com muito pouco, você pode fazer anúncios em links patrocinados, que só cobram pelo número de visualizações e atingem justamente aqueles perfis que você deseja alcançar. Também não dá para abrir mão de um bom site, que passa a ser o seu endereço virtual e pode atrair muitos usuários.

Para que sua clínica seja melhor reconhecida, também é uma boa ideia investir nos canais de comunicação, ampliando os meios existentes no momento. Não se contente apenas com o telefone e, para ser muito mais ágil e eficiente, aposte em alternativas como um endereço de e-mail e até mesmo contato por WhatsApp com a recepção.

Os blogs estão em alta e permitem que você publique ou compartilhe materiais relevantes da sua área de atuação, com artigos informativos que podem discorrer não apenas sobre a saúde propriamente dita e de tratamentos de doenças da sua especialidade, como também pode ser um espaço para falar de bem-estar e atualidades.

5. Use e abuse da tecnologia

Por fim, para atrair mais pacientes para consultas particulares, você não pode abrir mão da tecnologia. Ela deve ser utilizada sempre que puder facilitar a execução de tarefas e tornar os seus processos internos mais eficientes. Hoje em dia, existem ferramentas digitais que são poderosas aliadas na melhoria da experiência dos pacientes.

É o caso dos softwares de gestão médica, que foram desenvolvidos exclusivamente para a administração de clínicas. Por meio deles, você pode otimizar os atendimentos com prontuários eletrônicos personalizados, facilitar o agendamento das consultas e ter muitas outras soluções incríveis que contribuem para uma rotina melhor.

Seguindo essas dicas, você pode atrair mais pacientes para consultas particulares e aumentar não apenas as suas margens de lucro, mas também a sua autoridade no seu segmento!

Gostou de conhecer essas dicas para atrair mais pacientes para consultas particulares? Quer conferir outros conteúdos como esse? Então, que tal seguir nossos perfis no Facebook, no Twitter e no Google Plus!

Responder

*

Next ArticleConsultório humanizado: saiba como ter e acolher bem seus pacientes