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6 dicas para se destacar e atrair novos pacientes para a sua clínica

Na competição da área da saúde, não basta ser o profissional mais qualificado ou ter a melhor estrutura a oferecer aos pacientes. Para conseguir um fluxo que sustente seu negócio, é necessário adotar o uso de algumas ferramentas a fim de conseguir mais pacientes para clínica.

Por isso, separamos 6 dicas para te ajudar nessa empreitada. Confira!

 

1. Tenha um bom website

sistema medico

É inadmissível, em pleno ano de 2017, imaginar uma clínica que não possua presença marcada na internet. E não basta apenas estar online, é necessário ter uma boa apresentação com um site organizado, bem estruturado e funcional.

Se a sua clínica ainda não tem um site ou se o seu anda decepcionando, é hora de resolver isso. Existem três formas básicas de solucionar esse problema.

A primeira delas é contratar uma agência de publicidade e solicitar um orçamento. Com certeza essa é a mais saída mais profissional, mas também a que demandará mais investimento.

A segunda opção é contratar um freelancer. Normalmente uma saída mais barata, mas que exige uma boa indicação para que seu site seja bem-feito e também para que você não fique na mão durante o projeto.

Por último, é possível criar o seu próprio site. Existem algumas opções de soluções na internet desde plataforma gratuitas até algumas pagas e bem completas para desenvolvimento sem muita necessidade de conhecimentos técnicos.

Em qualquer dos casos, lembre-se de não utilizar fotos genéricas encontradas na internet (pois não passam credibilidade) e também de deixar de maneira destacada e de fácil acesso os contatos da sua clínica.

Por mais que a agenda esteja apertada, essa é uma medida que precisa ser tomada.

 

2. Ofereça um ótimo atendimento

Por mais que você se esforce para garantir um atendimento impecável na hora da consulta, é muito importante que saiba que o atendimento não ocorre somente lá. Existe um conceito que se chama jornada do consumidor (neste caso, do paciente) e diz, basicamente, que a preocupação com o atendimento deve cobrir todo o processo em que ele tem qualquer contato com a sua clínica.

Isso implica quando ele está procurando sua clínica na internet, quando faz contato telefônico, quando paga a consulta, quando recebe um cartão de natal, quando troca uma mensagem de WhatsApp com a sua secretária, etc. Por isso, é necessário que você e sua equipe estejam muito bem treinados para criar um ambiente amistoso e cativante.

Prepare sua equipe, invista em cursos que facilitam o dia a dia, como um headset para a secretária usar o telefone enquanto realiza anotações. Libere o Wi-Fi da sua clínica com um canal para visitantes.

Preocupe-se em garantir que seus pacientes estejam sendo sempre bem atendidos, que tenham retornos rápidos, orientações precisas e que se sintam muito bem acolhidos em sua clínica.

 

3. Mantenha uma agenda organizada

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Garanta que seus agendamentos tenham o mínimo possível de atrasos e também que todos os horários estejam sendo aproveitados da melhor maneira. Este esforço será traduzido em lucratividade.

Para isso, confira se seu pessoal está fazendo as confirmações das consultas com a antecedência correta, se tem uma lista organizada de espera e se todo o seu cadastro de clientes está atualizado e bem organizado. Se, por acaso, estiver sem um bom sistema, providencie. Ninguém consegue fazer uma boa gestão de clínica sem um software adequado.

Lembre-se que, antes de se preocupar em trazer mais pacientes para o seu negócio, é obrigatório ter organização suficiente para manter os atuais. Além disso, pacientes bem atendidos e satisfeitos acabarão também trazendo seus amigos e familiares para a sua clínica.

 

4. Desenvolva seu marketing

Chegamos agora a um ponto crucial para o futuro da sua clínica. Saber fazer um bom marketing vai definir se você terá acesso a novos pacientes ou se ficará restrito aos de sempre. Para desenvolver esse aspecto do seu negócio é preciso tratar de alguns pontos específicos.

Redes sociais

Além de manter um bom site institucional, é necessário que sua clínica esteja presente no cotidiano dos seus atuais e futuros pacientes. A melhor forma de fazer isto é por meio dos canais corretos de comunicação.

Faça uma pesquisa de quais são as redes sociais mais acessadas pelos seus pacientes e veja, dentre elas, quais fazem mais sentido para o seu negócio.

Marketing de conteúdo e marketing de relacionamento

Para se sair bem em sua comunicação, entenda a diferença entre estes dois conceitos e utilize cada um da maneira mais adequada.

O marketing de conteúdo é aquele que foca suas ações no oferecimento de informações úteis e relevantes para os seus pacientes. E-books (livros e apostilas virtuais), infográficos e o próprio caso do blog/vlog citado acima são ótimos exemplos de materiais que servem para manter pacientes por perto, assim como servem de conteúdo que pode ser compartilhado por eles para seus conhecidos.

Já o marketing de relacionamento é um pouco mais intimista e costuma utilizar canais mais próximos dos pacientes para manter o contato. Bons exemplos são e-mails de boas festas no final do ano, SMS com lembretes de consultas agendadas ou mensagens de WhatsApp em datas especiais.

Ajuste cada uma dessas duas ferramentas e poderá garantir a sua presença de maneira marcante e positiva na vida dos seus pacientes.

 

5. Pesquise como anda a satisfação dos seus pacientes

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Tire um tempo para estruturar uma pesquisa de satisfação. Existem inúmeras maneiras de fazer isso, mas você pode começar com algumas iniciativas simples.

A primeira delas é ouvir seus pacientes. Entenda quais são as principais queixas e trate de trabalhar para resolvê-las. Se achar que eles poderão não comentar alguma coisa por estarem tratando de uma forma muito direta, deixe um espaço para críticas e sugestões de maneira mais impessoal. Pode ser pelo seu site ou mesmo um pequeno, simples e anônimo questionário de fácil acesso na sala de espera.

 

6. Crie uma rede de relacionamentos com outros médicos

Em se tratando da área da saúde, indicações de médicos e clínicas são ótimas ferramentas para a conquista de novos pacientes.

Por isso, o comparecimento em conferências, feiras e outros eventos do ramo é muito importante. Ter a chance de conhecer e estar com outros profissionais ajudará a fortalecer relacionamentos e trocar indicações.

Eventos informais, como happy hours, também fazem parte desse círculo e devem ser igualmente lembrados. Aproveite essas ocasiões para trocar experiências.

Todo o esforço em trazer mais pacientes para clínica ajudará você também a manter os que já tem e, aos poucos, vai perceber quanto seu nível de profissionalismo estará em um patamar mais sofisticado.

Se tiver mais dicas do que fazer ou do que não fazer para aumentar o volume de pacientes ou se tiver alguma experiência para compartilhar, deixe um comentário!

 

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