aplicativos para médicos

8 aplicativos que todo médico deveria usar

Não há mais dúvidas de que a tecnologia tem se tornado uma grande aliada ao trabalho dos profissionais que atuam na área da saúde. Por meio de aplicativos para médicos é possível resolver, em minutos, fórmulas médicas complexas e que levariam o dobro do tempo se feitas de forma manual. Ou, então, obter respostas em tempo real para dúvidas de casos complicados e raros, em uma conversa informal com um médico que está do outro lado do mundo.

Essa facilidade que aproxima profissionais e reúne informações teórico-práticas na palma da mão já se tornou ferramenta indispensável para o trabalho de diagnóstico médico e tomada de decisões.

Confira a seguir 8 aplicativos para médicos que não podem faltar no seu smartphone:

1. MedScape

O MedScape (Android e iOS) funciona como um suporte para a prática clínica e o atendimento cotidiano ao paciente, ajudando nas decisões e diagnóstico. Oferece conteúdo atualizado sobre diferenciadas questões clínicas, tratamentos, fisiopatologia, epidemiologia e exames complementares a um grande rol de doenças apresentado.

2. PEPID

O grande diferencial do PEPID (Android e iOS) é o chamado verificador de sintomas. Essa tecnologia ajuda no diagnóstico do paciente ao sugerir uma relação de possíveis doenças que estão relacionadas aos sintomas aos resultados de exames apresentados.

E vai além: sugere a indicação de medicamentos e a dosagem ideal e opções de tratamento que levam em conta os resultados das últimas pesquisas e estudos que estão sendo realizados no mundo. O aplicativo compila informações relativas a mais de 2,7 mil doenças e banco de dados com informações sobre medicamentos, calculadoras médicas e escores clínicos.

3. Epocrates

O Epocrates (Android e iOS) disponibiliza mais de 85 recursos diferenciados com informações precisas e confiáveis que envolvem desde dicionário médico, rol de doenças e guias de laboratório até resultados de estudos e pesquisas e calculadora de IMC, TFG, LDL, MELD e PELD.

É possível buscar diferentes medicamentos de marca, genéricos e alternativos com base nas características e estrutura (cor, formato e sulcos), para os casos em que o paciente não sabe expressar ou reproduzir o nome exato do remédio que utiliza.

4. GestaTools

Com formato de calculadora, este aplicativo (Android e iOS) é específico para a obstetrícia: ajuda o médico a calcular a idade gestacional da paciente e a data provável do parto, aplicando a regra de Naegele a partir de informações do período da última menstruação ou da primeira ecografia.

5. AxCalc

O AxCalc também tem formato de calculadora, mas é voltado exclusivamente para anestesistas. O app ajuda o médico com os 25 cálculos mais comuns de serem realizados na indução e na manutenção da anestesia, como, por exemplo, a taxa de gotejamento, o sangramento admissível, a reposição de jejum e a correção aguda de sódio.

6. UpToDate

Por meio do UpToDate (Android e iOS), uma rede de especialistas procura se ajudar mutuamente em situações consideradas complexas e raras, nas mais diversas áreas. Por meio do aplicativo, é possível encontrar respostas para dúvidas e discordâncias de diagnósticos com profissionais que já lidaram com esse mesmo problema antes, por exemplo.

7. MedicalBox

A MedicalBox permite a gestão completa da rotina e dos processos internos da clínica, envolvendo desde o agendamento de consulta dos pacientes até o armazenamento de prontuários eletrônicos e exames.

O aplicativo também disponibiliza a opção de adicionar áudios e anotações de impressões técnicas e pessoais aos arquivos inseridos no sistema, como forma de agilizar a localização das informações mais importantes.

8. Figure 1

Como o próprio nome antecipa, o Figure 1 (Android e iOS) é um aplicativo que utiliza fotos e imagens reais para ajudar a identificar sintomas e condições raras apresentadas pelos pacientes. Por meio do aplicativo, é possível entrar em contato, de forma privada, com profissionais de diversas especialidades do mundo inteiro para disseminar conhecimento e trocar ideias sobre o tratamentos de saúde.

Tão precisos e confiáveis quanto o conteúdo disponibilizado em livros e enciclopédias, os aplicativos para médicos têm colaborado para uma disseminação mais ágil e em tempo real de conhecimentos e de resolução de dúvidas de diagnósticos e tratamentos.

Gostou do artigo? Então, compartilhe nas redes sociais e incentive outros profissionais a ficarem por dentro dos melhores aplicativos para médicos que existem hoje no mercado!

ebook-cta-horizontal-02-software

Responder

*

Next ArticleEntenda os benefícios do controle por acesso remoto da agenda de pacientes