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8 vantagens da assessoria de imprensa para clínicas e médicos

Imagine sua clínica recebendo novos pacientes sem ter que depender de planos de saúde ou afiliações hospitalares. A ética médica não permite propagandas, portanto, contar com uma assessoria de imprensa para clínicas é crucial para encontrar novos pacientes.

Como médico, você deve ter uma abordagem empresarial para atingir seus objetivos financeiros. Confira, neste artigo, 8 excelentes vantagens que estarão ao seu alcance com os serviços de uma assessoria de imprensa!

1. Ocupar espaços privilegiados com os veículos de comunicação

Ao utilizar os serviços de uma assessoria de imprensa, você se beneficiará das relações privilegiadas destes profissionais com aqueles que atuam na mídia (jornalistas, repórteres, produtores, diretores de programação, entre outros).

Sua assessoria de imprensa atuará no sentido de convencer os veículos de comunicação de que você poderá contribuir com conteúdos capazes de gerar interesse nos telespectadores, leitores, ouvintes, etc.

2. Comunicar-se com um público mais amplo

Para sua clínica, o alcance amplificado de sua exposição na mídia é altamente vantajoso, porque sua mensagem chegará a pessoas que, de outro modo, nunca sequer ouviriam falar de sua atuação profissional.

A comunicação em um veículo como a TV, por exemplo, é extremamente benéfica. Cresce cada vez mais o espaço para informações médicas em programas de TV voltados ao público feminino e, como as mães são, via de regra, as tomadoras de decisão da família no que se refere a assuntos médicos, esta pode ser uma conjunção de fatores muito interessante para fomentar o crescimento da sua clínica.

3. Diferenciar sua prática médica

Seus pacientes, obviamente, conhecem e apreciam a qualidade de seu trabalho, porém, será que sabem a diferença entre a sua clínica médica e a de outros profissionais? Manifestam interesse em reconhecer essas distinções? Uma coisa é certa: ainda que não demonstrem, eles se importam com isto.

Sua assessoria de imprensa se encarregará de mostrar aos pacientes tudo aquilo que a torna diferente. Por exemplo, se você é um pediatra e possui uma clínica amigável para crianças, cheia de brinquedos, balões, adesivos e pirulitos à moda antiga, então isso será mostrado, de modo que todos saibam quão acolhedor e convidativo é o seu local de atendimento.

Um fator diferenciador como o citado acima pode ser determinante para ganhar ou perder novos pacientes.

4. Construir autoridade

Sua assessoria de imprensa atuará para que você esteja presente em diferentes veículos de comunicação e, neles, possa expor suas ideias, oferecer dicas de cuidados com a saúde, enfim, qualquer conteúdo que vá ao encontro das necessidades de pacientes atuais e potenciais.

A presença constante em veículos de comunicação é fator determinante para construir sua autoridade diante de seus pares e do público em geral.

Outra estratégia que sua assessoria de imprensa poderá traçar nesse sentido é atuar para aumentar sua participação em eventos e palestras, reforçando, assim, sua imagem com a comunidade médica.

5. Focar na satisfação do paciente

Você sabe o que seus pacientes pensam sobre sua clínica? Estão pensando uma coisa e dizendo outra? Será que para amigos e familiares contam coisas como “tive que aguardar na sala de espera por 40 minutos”?

Assessoria de imprensa desenvolverá um sistema para avaliar o que sua clínica está fazendo certo e errado a partir do ponto de vista de seu público. Isso permitirá a você saber o que seus pacientes valorizam e ajustar o local para atender às suas expectativas.

Sem conhecer exatamente o que seus pacientes pensam não haverá como oferecer-lhes o que querem. Isso pode ser algo tão simples quanto abrir a clínica mais cedo em um determinado dia da semana para atender pacientes que não podem ir à clínica durante o horário comercial.

Ações como essa geram a sensação de que você se preocupa com as necessidades de seus pacientes e se esforça para deixá-los satisfeitos.

6. Receber e ampliar referências espontâneas

Sua base de referências primárias tem se constituído por meio de convênios, afiliações hospitalares ou clínicas de amigos e conhecidos? É claro que estas são grandes fontes de novos pacientes, todavia, apresentam pouco potencial de ampliação. Sua assessoria de imprensa garantirá que você obtenha o máximo de cada interação que estabelecer.

Por exemplo, se você atualmente consegue conquistar um novo paciente por meio de referência espontânea (o popular “boca a boca”) e ele atrai outra pessoa para sua clínica, agora você tem dois divulgadores espontâneos.

Sua assessoria de imprensa ajudará você a manter contato com esses pacientes para transformar sua própria clínica em uma “máquina geradora de referências”.

7. Gerenciar sua reputação online via assessoria de imprensa

A grande maioria das pessoas pesquisa na internet sobre os serviços antes de tomar uma decisão final. Isso também é válido para a área da saúde e significa que há uma infinidade de pacientes que estão à procura dos melhores médicos antes de visitar uma clínica. Não perca pacientes simplesmente porque você não pode ser encontrado!

Se um website é a única presença online que sua clínica possui, a assessoria de imprensa trabalhará para que você seja reconhecido como um dos melhores em sua especialidade, atraindo pacientes graças à sua reputação como médico.

8. Aumentar a retenção de pacientes

Assessoria de imprensa para clínicas e médicos significa mais do que apenas atrair novos pacientes até sua porta. Ela atua, também, para manter aqueles que você já conquistou.

Toda clínica perde, naturalmente, certa quantidade de pacientes a cada ano, portanto, o trabalho de sua assessoria estará apenas começando quando o paciente acabar de ser atendido. Manter pacientes é tão vital para o crescimento de sua clínica quanto trazer novos.

Uma boa assessoria de imprensa continuará a construir o relacionamento com seus pacientes, fornecendo-lhes conteúdos valiosos em momentos estratégicos. Como grande parte das enfermidades é sazonal, você pode facilmente manter seus pacientes se constantemente oferecer-lhes informações e conteúdos.

Antes de contratar uma assessoria de imprensa para clínicas procure por aquelas que realmente entendem as especificidades da área médica e comprometam-se, acima de tudo, com a divulgação de informações cientificamente corretas e que possam trazer benefícios para o conjunto da sociedade. Afinal de contas, uma profissão tão nobre e importante deve ter seus princípios respeitados e preservados.

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