agenda eletronica

Uma agenda eletrônica para secretárias criada por secretárias!

A tradicional agenda de papel está perdendo espaço. As novas tendências na gestão de clínicas e consultórios que utilizam um software médico estão mudando a relação médico-paciente e elevando-a a um novo patamar de eficiência e simplicidade. Além disso, elas vêm trazendo novas ferramentas que prometem auxiliar o dia a dia da secretária e de outros profissionais da clínica.

Uma dessas ferramentas é a agenda eletrônica para secretárias, que promete facilitar o trabalho das recepcionistas e deixar a clínica com maior autonomia e organização.

Pensando nisso, no post de hoje, vamos explicar melhor quais as vantagens de adotar uma agenda eletrônica e também demonstrar as suas diversas funcionalidades que foram pensadas a partir de uma pesquisa de satisfação com as próprias secretárias. E aí, ficou interessado? Confira!

Principais benefícios da agenda eletrônica para secretárias

Com o desenvolvimento da tecnologia, estamos constantemente em busca de inovações que possam facilitar o nosso dia a dia. Assim, no contexto de uma recepção de uma clínica médica, não deve ser diferente. Todos sabemos que as agendas de papel foram, durante muito tempo, peças fundamentais para os mais diversos profissionais. No entanto, com o desenvolvimento de agendas eletrônicas, elas se tornaram obsoletas e ultrapassadas.

As agendas eletrônicas têm como principal função facilitar e organizar a rotina de uma clínica por meio das diversas funcionalidades oferecidas, tornando-as muito úteis na gestão. Além disso, sabemos que o cotidiano de uma clínica pode ser bem agitado e, por isso, qualquer bônus em eficiência é benéfico.

Nesses casos, o uso de tecnologia demonstra ser uma grande aposta e está se tornando cada vez mais comum. Basicamente, todos os envolvidos no processo saem ganhando, uma vez que a secretária tem, em mãos, uma ferramenta que vai melhorar sua produtividade no trabalho, facilitando a sua rotina, e isso vai refletir diretamente na forma com a qual lida com os pacientes.

Para o médico, o uso de uma agenda eletrônica melhora o relacionamento com os pacientes, promove maior agilidade na busca de informações, reduz custos e melhora a rentabilidade da clínica, já que haverá uma economia de tempo e de recursos humanos.

Por fim, os pacientes saem beneficiados uma vez que estarão frente a uma clínica que oferece um melhor atendimento, tem suas informações atualizadas e seguras e ganha em praticidade.

Além disso, esse tipo de serviço pode, indiretamente, auxiliar nas estratégias de marketing digital do estabelecimento, já que seu uso reflete a imagem de inovação, eficiência e atenção aos pacientes. Também pelo fato de ser aberta, pode ser um canal de divulgação, visto que o paciente vai ter noção do quanto o profissional é requisitado.

Outros benefícios da agenda dizem respeito ao diferencial de ficar acessível o tempo todo, possibilitando às pessoas o poder de agendar o horário quando quiserem, facilitando o dia a dia e impedindo que percam uma consulta por falta de tempo ou de meios de agendamento.

Benefícios e funções da agenda eletrônica que vão facilitar a sua vida

Como vimos, o uso de softwares de agendamento de consulta apresenta diversos benefícios para a gestão da clínica. Pensando nisso, o medicalBox apresenta a sua própria agenda eletrônica, que foi construída a partir de uma pesquisa de satisfação com várias secretárias, de diferentes especialidades, profissões, idades e clínicas da região.

Quer saber qual foi o resultado? Uma ferramenta poderosa que atende pontualmente todas as necessidades das secretárias e substitui, com confiança, a ultrapassada agenda de papel.

Se você quer descobrir por que o medicalBox tem a melhor agenda eletrônica do mercado e como o seu uso no dia a dia está realmente otimizando as tarefas das secretárias, siga conosco. Agora, vamos apresentar outras funções que vão mudar a forma como essas profissionais gerenciam as agendas de sua clínica ou consultório.

Ganhe em informação e organização

printFullAgenda

Você sabe qual a principal preocupação das secretárias? Conseguir ver a maior quantidade de informação no menor espaço de tempo possível.

Essa foi a base para a criação da agenda eletrônica. Nela, os agendamentos podem ser visualizados de três maneiras diferentes — baseados no dia, na semana ou no mês —, alternando o intervalo de tempo em que os eventos são exibidos. Essa funcionalidade garante que uma maior quantidade de informação seja obtida com o menor tempo possível.

Na agenda eletrônica, cada status do agendamento apresenta uma cor diferente para que a secretária saiba rapidamente como será o seu dia e se um encaixe pode estar disponível. Também é possível obter facilmente o nome do paciente, o horário da consulta, o tipo de agendamento e à qual médico aquele agendamento foi atrelado. E não para por aí!

Mantenha a flexibilidade e a personalização

agenda flexivel

Você já pode esquecer o papel! No software, você pode “arrastar” um agendamento de um horário para outro, utilizando apenas um clique! Com essa mesma facilidade, é possível “esticar” o tempo de duração de um agendamento, trocar agendamentos de lugar, definir “rótulos” para todos os tipos de procedimentos que a sua clínica oferece e ainda obter informações completas do agendamento apenas clicando sobre ele.

Tudo isso em um ambiente rápido, moderno e intuitivo, otimizando o tempo de trabalho da secretária e organizando, de maneira eficiente, qualquer tipo de evento da clínica.

Veja só o que você precisa

filtros na agenda

Outra grande novidade que facilita a rotina das secretárias é que é possível utilizar os filtros disponíveis na agenda para exibir apenas os eventos que você precisa visualizar naquele momento.

Os filtros podem ser combinados e alterados em tempo real para que as informações mais importantes fiquem disponíveis de forma mais organizada e precisa, garantindo que um evento específico (ou vários deles) seja exibido em destaque.

Dessa forma, além da organização maior, a agenda também se torna mais prática, já que evita o desperdício de tempo.

Personalize sua agenda do seu jeito

configuracao agenda

Com um programa de computador voltado para o agendamento de serviços em sua clínica, é possível configurar sua agenda para tirar o máximo proveito no seu dia a dia.

A configuração do programa inclui a personalização, ou seja, a maneira como você deseja ver a agenda quando ela é carregada (dia, semana ou mês), o que garante a melhor forma de obter as informações rapidamente quando a agenda e seus eventos são carregados.

Você ainda pode personalizar o intervalo de tempo da agenda (minutos em cada linha), o horário de início e de término da visualização geral e os dias da semana que devem ser exibidos.

Com tudo personalizado, a exibição da agenda fica muito mais enxuta e sua utilização, no dia a dia, torna-se drasticamente superior à utilização de outras ferramentas eletrônicas ou, até mesmo, da agenda de papel!

Navegue rapidamente entre as datas

navegacao datas

É muito comum que haja a necessidade de verificação de um agendamento passado, seja para validar a presença ou o retorno de um paciente, seja para se ter um controle de como as coisas estão fluindo na clínica. Imagine a tortura que é percorrer uma agenda de papel procurando uma data mais antiga ou alguma anotação importante de um agendamento específico. Pode ser um verdadeiro pesadelo!

Com a agenda eletrônica do medicalBox, a navegação entre as datas é feita de maneira instantânea. Para isso, basta selecionar a data no calendário disponível no canto superior direto da agenda, navegando entre os períodos pelos botões de navegação na parte superior central ou ainda pesquisando os agendamentos por meio do nome do paciente desejado. É muito rápido!

Com poucos cliques, você navega entre dias, meses, anos e até décadas, e tem ao alcance das mãos toda informação da qual você precisa!

Perceba que agendar nunca foi tão rápido

novo agendamento

 

Com um fluxo muito grande de pessoas no estabelecimento, é bem comum surgirem dúvidas, como: o paciente é novo na clínica? É recorrente? É retorno? Está dentro do prazo de retorno? Precisa de cuidados especiais? Ou seja, são diversas as informações que podem definir a agilidade ou não do serviço.

Para evitar o problema, recepcione seu paciente rapidamente com sua nova agenda eletrônica e, com poucos cliques, saiba quais são os agendamentos futuros e passados dele e se ele é um paciente de retorno. Também é possível checar quando foi seu último atendimento e outras informações pertinentes. Vale lembrar que todos esses dados se encontram no mesmo lugar, de maneira organizada e disposta cuidadosamente para otimizar o tempo de atendimento ao paciente.

Caso o paciente seja novo na clínica, você não precisa sair da agenda para cadastrá-lo e nem perder tempo colocando todos os dados dele logo de prontidão. Ao criar um agendamento para um paciente novato, apenas os dados mais importantes são necessários (nome e telefones), permitindo que o agendamento seja criado rapidamente, e a inserção do restante dos dados seja feita posteriormente, quando houver maior disponibilidade de tempo.

Seu paciente será recepcionado em pouquíssimos minutos, satisfazendo o atendimento dele e otimizando o tempo da secretária. Não é incrível?

Navegue pelas informações do paciente, de agendamentos e do atendimento

informacoes do agendamento

Por fim, outra importante funcionalidade é que, ao clicar sobre um agendamento visível na agenda eletrônica, uma janela exibe todas as informações mais relevantes sobre o paciente, que fazem parte do prontuário. São informações como o perfil do paciente, o tipo de problema que o levou à clínica, se há indicação de tratamento, se foi realizada alguma intervenção e a situação atual do problema.

Outras informações, como situação do agendamento, os atendimentos e ações rápidas que podem ser tomadas no agendamento selecionado, também podem ser facilmente visualizadas.

É possível alterar facilmente o status do atendimento (confirmado, cancelado, atendido, em atendimento), gerar um recibo para o paciente baseado no serviço realizado, editar o agendamento por completo (caso algo tenha sido inserido errado, por exemplo) ou removê-lo.

A partir dessa janela, ainda é possível iniciar um atendimento para o paciente, realizando a ponte entre o agendamento e o atendimento por parte do médico, criando, assim, o Prontuário Eletrônico do Paciente,outro módulo fantástico do medicalBox que se integra com perfeição à agenda.

Veja a agenda em ação

Viu? O uso de uma agenda eletrônica para secretárias traz diversos benefícios para sua clínica, desde uma maior organização e da melhora no atendimento até a redução de custos.

Se você quer experimentar todas essas vantagens, comece a utilizar — gratuitamente — o medicalBox hoje mesmo e desfrute de todos os recursos especiais da agenda eletrônica para secretárias, criada por secretárias! Vamos lá!

 

Utilize gratuitamente o MedicalBox por 30 dias

 

pesquisa de satisfacao para clinicas medicas

Next ArticleO papel de um sistema de gestão para clínica nas rotinas de profissionais da saúde