Agenda vazia

Agenda vazia? Veja o que fazer para aumentar a demanda de atendimento da sua clínica!

Agenda vazia em clínicas? Dificuldades em aumentar a demanda de atendimento? Esses são alguns problemas que qualquer profissional da área da saúde pode enfrentar se não souber trabalhar com a gestão de maneira eficiente.

Nos próximos tópicos, você vai ver dicas que vão te impulsionar a ter mais pacientes no seu consultório. Além disso, também vai aprender a utilizar estratégias que evitam a falta dessas pessoas nas consultas já marcadas com antecedência. Acompanhe!

Faça uma gestão de qualidade

Alguns profissionais da saúde não têm habilidades técnicas para lidar com problemas relacionados à gestão do negócio. A dica para eles é fazer um ou mais cursos especializados da área, conversar com quem entende do assunto, assim como ler livros e textos para poderem ter mais experiência e conhecimento.

Ao estudar sobre gestão, você vai perceber que existe uma infinidade de qualidades tecnológicas capazes de te auxiliar. Há softwares e equipamentos que melhoram quase tudo nessa parte do seu trabalho: marcação de consultas, banco de dados de pacientes, prontuário digital, receitas, despesas, fluxo de caixa, entre outros.

Todas essas novas ferramentas são importantes para agilizar e otimizar o serviço dentro do consultório. Pesquise sobre elas, aprenda a lidar com cada uma e invista nas melhores tecnologias para deixar a sua gestão eficiente.

Tenha um atendimento de excelência

Há uma crítica comum feita pelo público em geral, que é a carência de atenção e boa vontade ao serem atendidos. Na área da saúde, isso não é diferente. Existe, inclusive, uma ideia da falta de humanismo por parte do médico e demais profissionais. Você precisa tirar essa impressão dos seus pacientes.

Para isso, ter um atendimento de excelência é primordial. Contrate atendentes que tenham experiência, sejam educados e carismáticos com o público e resolvam os problemas das pessoas imediatamente.

Vale ressaltar que você só vai conseguir todas essas habilidades com profissionais capacitados e valorizados. Tendo isso em mente, invista em cursos de especialização, pague bons salários e até mesmo comissão para que eles trabalhem com bastante motivação.

Além da parte pessoal, é preciso também destinar recursos para os equipamentos e novas tecnologias. O banco de dados é essencial para atender com qualidade, além de outros softwares específicos da área. Os meios também são vários, mas escolha aqueles que mais tem a ver com o seu público:

  • telefone;
  • mídias sociais;
  • WhatsApp;
  • chat online;
  • e-mail;
  • direto no consultório.

Todos esses veículos devem ser utilizados com perfeição pelos seus funcionários, mas não apenas eles. A boa recepção não acaba na secretaria, por exemplo: é preciso que você mude o seu jeito de lidar com os pacientes.

Seja um profissional atencioso e acabe com a agenda vazia em clínicas

A segunda parte do atendimento é a realizada pelo próprio médico, dentista, fisioterapeuta, psicólogo ou fonoaudiólogo. Ao entrar na sala de consulta, o paciente precisa se sentir muito bem-vindo. Assim, é fundamental que profissional trate aquela pessoa com respeito, olhe nos olhos dela, examine com cuidado, converse e seja atencioso.

Quanto mais humano você for no suporte às pessoas, mais satisfeitas elas vão sair da sua clínica. Essa atitude vai gerar a principal forma de publicidade que um profissional ou empresa pode ter: o boca a boca.

O seu paciente vai querer não apenas voltar ao seu consultório, como também te indicar para amigos e familiares. Depois de muito investir em gestão e atendimento, agora é hora de começar a colher os frutos dessa mudança de comportamento.

Torne-se uma autoridade no assunto

Ter uma assessoria de imprensa é essencial para quem trabalha na área da saúde. Você precisa dar entrevistas, escrever artigos em jornais e gravar vídeos com dicas para o seu público. Já dizia o ditado: “quem não é visto, não é lembrado”.

Ao aparecer frequentemente em diversos meios de comunicação, a população vai te ver como uma autoridade no assunto. Pense, por exemplo, em profissionais de grande presença na mídia, como Drauzio Varella ou Ivo Pitanguy, que se tornaram os principais médicos das áreas em que atuam.

Ou seja, isso também vai gerar procura no seu consultório e, assim, aumentar o número de pacientes. A sua agenda vai melhorar aos poucos e você vai perceber que os horários vazios já não existem mais.

Divulgue o seu trabalho para aumentar a demanda de atendimento

O marketing na área de saúde não é tão simples assim. Existem diversas regras criadas pelos conselhos de ética para evitar abusos na publicidade. O de medicina, por exemplo, detalha tudo o que é permitido e também vedado.

Mesmo assim, é possível e necessário investir na divulgação. A boa notícia é que o uso da internet e das redes sociais está liberado, o que pode ser a principal forma de anúncio do seu consultório, por alguns motivos:

  • é uma publicidade eficiente e barata;
  • você pode gravar vídeos e escrever textos que aumentem a sua autoridade;
  • tem a liberdade de conversar diretamente com o público e tirar as dúvidas dele;
  • é mais humanizado, já que o profissional está ali presente no mesmo meio que o paciente;
  • as redes sociais, sites e blogs são excelentes para divulgar não só o trabalho na clínica, como também artigos científicos e outras pesquisas que tenha feito.

Em algumas situações, também é possível fazer essa divulgação por meio de televisão, rádio, outdoors e outras publicidades diretas. Porém, você pode investir no marketing de conteúdo e escrever em sites, blogs, revistas especializadas e páginas jornalísticas a respeito da sua especialidade, das áreas que domina e das novidades no mercado da saúde.

Peça a opinião do seu público

Ao final de cada consulta, pergunte ao paciente do que ele gostou e o que não o agradou em fazer essa visita ao seu consultório. Peça para que ele seja sincero, já que sua intenção é melhorar a forma de atender, além de deixá-lo confortável em uma próxima ida à sua clínica.

Com todas essas estratégias, você vai fidelizar os pacientes antigos e conquistar novos por meio de indicações e da publicidade direta ou indireta.

Agora que já sabe como acabar com a agenda vazia em clínicas e aumentar a demanda de atendimento, siga o nosso Facebook e Twitter, e fique atento às novidades da área da saúde.

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