reengajar pacientes

Confira 4 melhores práticas para reengajar pacientes na sua clínica

Você já sentiu que os pacientes costumam não retornar depois da primeira consulta ou teve dificuldade de reengajar pacientes fazendo com que ele interagisse mais com a clínica? Se a sua resposta foi sim, é preciso ter atenção, já que, com a concorrência cada vez maior, os pacientes podem procurar outros profissionais para atender às suas demandas.

É fundamental adotar estratégias para reengajar os pacientes. Uma forma de fazer isso é apostando no uso da tecnologia aliada a boas práticas que sempre deram certo, como prestar o melhor serviço para quem lhe procura em um momento de fragilidade.

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura e descubra quais práticas vão manter os pacientes em contato permanente, fazendo com que sejam fiéis e até tragam seus familiares para seu empreendimento!

1. Invista em estratégias de marketing digital

A jornada do paciente até a consulta se inicia no momento em que ele sente um sintoma ou a necessidade de fazer uma consulta. Nessa etapa, é muito importante encontrar sua clínica antes de qualquer outra.

No entanto, mais importante ainda é o que ele vai encontrar quando chegar até você. Determinadas ações, como marketing de conteúdo para auxiliar nas dúvidas dos pacientes, ajudam a se estabelecer como especialista ou autoridade no seu ramo. Além disso, investir nas mais diversas redes sociais aumenta o seu alcance e a aproximação com o paciente, o que pode fazer com que ele se sinta ainda mais motivado a retornar às próximas consultas.

Vale lembrar também de outras opções, como o e-mail marketing, que possibilita um contato mais próximo e direto, seja para oferecer descontos, seja para pedir feedbacks. Conteúdos explicativos sobre como é a sua clínica e como se desenvolve o seu trabalho podem demonstrar a sua busca por um constante investimento em aperfeiçoamento.

2. Priorize o bom atendimento

Por melhor que seja seu marketing,todo paciente espera ser bem tratado. Uma vez dentro de sua clínica, é fundamental que ele se sinta bem cuidado. Nessa situação, o atendimento começa desde a recepção, na sala de espera, na consulta em si e, inclusive, no pós-consulta.

Crie um ambiente convidativo, invista no bom relacionamento interpessoal e mantenha-se próximo mesmo que fora das clínicas, lembrando-se de algumas ações, como uso de e-mail marketing e redes sociais.

3. Ofereça soluções práticas de agendamento

Investir em softwares de agendamento online e de gestão clínica pode contribuir tanto para você quanto para o paciente.

As vantagens são muitas e, obviamente, a primeira delas é o próprio fato de ser um agendamento online, pois isso evita que o paciente tenha que esperar ligações demoradas, como também esperas no próprio consultório. Esse tipo de serviço online permite fazer o agendamento 24 horas.

Outra vantagem é deixar de sobrecarregar os recepcionistas. Há dias em que esses profissionais precisam realizar diversas tarefas e, deixando de executar os agendamentos por telefone, garantem maior foco para o atendimento dentro do próprio consultório.

Em terceiro lugar, há a redução de custos, uma vez que não é necessário retornar as ligações para a confirmação de consultas. E, por fim, é possível citar o benefício de ter, à disposição, de forma mais prática, o histórico dos pacientes, as datas, as consultas, os sintomas e o tratamento.

4. Faça pesquisa de satisfação

Caso você tenha executado todas essas ações e ainda esteja enfrentando dificuldades no retorno dos pacientes, é hora de investir em pesquisa de satisfação. Nem sempre a motivação de um paciente de não retornar à sua clínica representa a desaprovação pelo serviço prestado. Existem outros fatores, como problemas financeiros, mudança de cidade e diversos mais que fogem da alçada da clínica.

No entanto, para aqueles aspectos que dizem respeito à clínica, é importante saber o que os seus pacientes pensam sobre o seu serviço. São os feedbacks que demonstrarão as possíveis falhas e o orientarão em possíveis soluções.

Adotando essas estratégias, reengajar pacientes se tornará uma tarefa mais fácil. Apenas lembre-se sempre de acompanhar as tendências de mercado e as demandas do seu público e, quando preciso, reveja suas ações!

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