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Consultório humanizado: saiba como ter e acolher bem seus pacientes

Saber como acolher bem os pacientes é essencial para quem deseja atuar na medicina, tendo em vista que a relação de confiança é fundamental não apenas para o relacionamento, mas para o sucesso das propostas terapêuticas. Dentro desse contexto, ter um consultório humanizado é um diferencial.

Infelizmente, em função da rotina atribulada do dia a dia e até mesmo de alguns preceitos de uma formação mais técnica, o aspecto humano pode, por algumas vezes, ser deixado em segundo plano. Para que isso não aconteça na sua clínica, preparamos as dicas a seguir. Não deixe de conferir!

Tenha uma equipe bem treinada

Um dos erros mais comuns dos profissionais de saúde é achar que, para ter um consultório humanizado, basta investir nas próprias qualificações e atender os seus pacientes com o máximo de carinho e consideração. No entanto, é preciso compreender que esse encontro começa muito antes, na sala de recepção.

Por essa razão, ter uma equipe bem treinada é fundamental. Converse e marque reuniões periódicas com os seus colaboradores, para que eles compreendam os valores, os objetivos e a missão da empresa. Quando for o caso, pague cursos de aprimoramento e encare isso como um investimento.

Ofereça um atendimento personalizado

Agora que os seus funcionários já estão bem treinados e em perfeita sintonia com os valores do negócio, chegou a hora de voltar as suas atenções para que o consultório humanizado também se faça presente no próprio atendimento. É fundamental, para isso, não tratar pacientes com indiferença.

Sabemos que a rotina dos profissionais de saúde é extremamente estressante e não é nada fácil, mas é preciso ter em mente que os seus visitantes estão potencialmente fragilizados, seja por medo de algum diagnóstico, seja por receio de fazer exames convencionais. Lembre-se disso e se esforce para ter o máximo de empatia.

Invista no ambiente da recepção

ambiente da recepção também é de suma importância, pois muitos pacientes ficam mais tempo por ali do que no próprio consultório. Por essa razão, é fundamental que o local seja agradável e ajude a oferecer distrações para que a espera seja mais agradável e que os medos das pessoas sejam diminuídos.

Investir em uma boa tela de televisão ou em uma música ambiente são boas opções. Jornais e revistas também são válidos, desde que estejam atualizados e limpos. Não se esqueça também de um filtro com água mineral gelada, de chás e do famoso cafezinho.

Padronize os processos internos

padronização dos processos internos também pode ajudar a ter um atendimento humanizado, uma vez que a tecnologia contribui para que tudo funcione da melhor maneira e também para diminuir o número de falhas e o tempo de espera entre as consultas.

Nesse contexto, a melhor opção é a adoção de um software de gestão médica. Esses programas permitem que todas as informações fiquem centralizadas em um só local, agilizando o trabalho de médicos, secretárias e demais profissionais.

Seguindo essas dicas, você pode ter um consultório humanizado e, dessa maneira, oferecer o melhor possível para quem realmente importa em todo esse processo: o seu paciente!

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