negócios digitais para médicos

Como aproveitar as oportunidades de negócios digitais para médicos?

O mundo digital tem avançado de forma surpreendente. São muitas as empresas que já entendem a importância das novas tecnologias para o crescimento de um negócio. No entanto, a medicina ainda engatinha nesse quesito. É muito comum encontrar profissionais da saúde — principalmente aqueles que conciliam atendimentos e plantões com gestão do consultório — que ainda ficam perdidos quando o assunto é entender os negócios digitais para médicos.

Foi pensando nisso que preparamos este artigo com 5 formas de aproveitar o mundo digital para atrair mais pacientes e aumentar os resultados da clínica. Acompanhe!

Apareça no Google

Atualmente, cerca de 70% dos pacientes pesquisam seus sintomas no Google antes de ir ao médico. Embora esse dado seja considerado negativo para alguns profissionais da saúde, é possível tirar proveito dele para atrair mais pessoas para a sua clínica.

Como? Investindo em um site, blog e redes sociais!

No ramo do marketing, existe uma técnica chamada SEO (ou Search Engine Optimization, em inglês). Utilizando uma série de estratégias (como palavras-chave), é possível fazer com que o seu consultório apareça no Google sempre que um paciente buscar por um assunto específico.

Vamos supor que você é um dermatologista que atende na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Quando o SEO é bem-feito, a sua clínica pode aparecer na primeira página do Google sempre que alguém pesquisar frases como “dermatologista BH” ou “cura para espinha”, por exemplo.

Vale lembrar que aqui estamos nos referindo aos resultados espontâneos, ou seja, aqueles que não são pagos. No entanto, também é possível fazer anúncios para promover a sua clínica na rede por meio do Google AdWords ou AdSense.

Além disso, é muito importante que o consultório tenha uma conta no Google Meu Negócio. A ferramenta é gratuita e tem inúmeras vantagens, como a criação de um ícone personalizado no Maps, informando horário de atendimento, site, endereço e outros.

Invista em campanhas segmentadas no Facebook

Segundo o próprio Facebook, cerca de 45% dos brasileiros acessam a rede social mensalmente. Com tantos usuários assim, é provável que você já entenda a importância de ter um perfil na rede, certo?

No entanto, criar uma página com o nome da sua clínica ou consultório não é tudo. Para ter visibilidade e atrair mais pacientes, é preciso produzir conteúdos relevantes regularmente, além de investir em anúncios.

No entanto, esses anúncios devem ser feitos de forma segmentada. Se você não é familiarizado com o Facebook, saiba que ele permite criar posts publicitários e restringi-los a pessoas, horários e regiões diferentes.

Assim, se você é um médico geriatra que atende em São Paulo, por exemplo, é possível fazer com que o seu post apareça somente para idosos da região metropolitana da capital paulistana.

Dessa forma, é fundamental segmentar os anúncios por sexo, idade, profissão e interesses para ter sucesso nas campanhas. Além disso, uma estratégia interessante é fazer com que o seu post apareça para os amigos das pessoas que curtem a sua página. Nesse caso, os indivíduos se sentirão mais seguras para procurar os seus serviços.

Tenha uma conta no Instagram

Embora o Facebook seja considerado a maior rede social do mundo, não ignore o poder do Instagram — principalmente se o seu público for composto por pessoas mais jovens.

A rede social, que permite publicar fotos e vídeos curtos, tem uma taxa de engajamento altíssima. Portanto, crie uma conta na rede e faça dela uma espécie de revista da sua área de conhecimento.

Assim, divulgue dicas, cuidados e outras informações úteis por meio de fotos atraentes e chamativas. Além disso, crie vídeos curtos e instrutivos a fim de criar conexões emocionais com as pessoas. Mas lembre-se: a linguagem deve ser simples e acessível a todos, tudo bem?

Não se esqueça das ferramentas tradicionais

Quando falamos em negócios digitais nem sempre estamos nos referindo às novas formas de comunicação. O e-mail e o SMS, por exemplo, são velhos conhecidos do marketing. Ainda assim, as duas ferramentas têm se mostrado bastante eficazes para atrair e fidelizar pacientes.

Existem várias formas de aproveitar esses canais de comunicação. A primeira delas é quando a pessoa já se tornou o seu paciente. Para fidelizá-lo — e, consequentemente, atrair novos indivíduos para o seu consultório por meio do marketing boca a boca —, você precisa manter um bom relacionamento com ele.

Nesse sentido, uma ótima forma de manter uma relação saudável com o paciente é enviando conteúdos interessantes sobre a sua área de especialização. Mandar mensagens em datas comemorativas, como Natal e aniversário, também é eficaz.

Outra dica interessante para aumentar os resultados do seu negócio é enviar um SMS no dia da consulta pedindo a confirmação de comparecimento. Esse simples hábito é capaz de reduzir o absenteísmo e, com isso, aumentar os resultados do consultório.

A outra forma de aproveitar o e-mail e o SMS refere-se à atração de possíveis pacientes que visitam o site, blog e outros canais digitais da instituição. Para conquistar a confiança desses indivíduos, você pode enviar conteúdos relevantes (contendo links que levem às suas páginas oficiais), descontos exclusivos etc.

E engana-se quem pensa que essa prática dá muito trabalho. Atualmente, existem softwares capazes de fazer tudo isso de forma automática. Além de estreitar os laços com o paciente, essas ferramentas otimizam o dia a dia da secretária e de outros funcionários.

Esteja atento às novas tecnologias

Além de aproveitar as ferramentas da internet, (SEO, redes sociais, anúncios etc.), o médico que deseja se destacar no mercado deve ficar atento às novas tecnologias, descobertas e tratamentos que envolvem a sua área.

Atualmente, existem diversos instrumentos inteligentes capazes de melhorar a prática clínica. É o caso dos braços robóticos, por exemplo, que desde os anos 2000 vêm sendo utilizados no Brasil e no mundo.

Além deles, existem óculos de realidade aumentada, prontuários eletrônicos, roupas com tecidos “inteligentes”, aplicativos para profissionais e pacientes e muitas outras novidades.

O médico que deseja se destacar, portanto, deve ser sempre bem informado. Por isso, leia blogs na internet, participe de congressos, eventos e converse com outros profissionais. Lembre-se de que o mundo está em constante transformação e, portanto, buscar novos conhecimentos precisa ser uma tarefa diária.

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