entenda-a-importancia-dos-aplicativos-medicos-para-gestao-de-clinicas.jpeg

Entenda a importância dos aplicativos médicos para gestão de clínicas

Não é novidade para ninguém que a tecnologia está impactando a vida de quase todas as pessoas do planeta. No entanto, o que pouca gente sabe é que isso também está alterando a rotina das próprias empresas e, por isso mesmo, compreender a importância dos aplicativos médicos para gestão de clínicas pode ser muito interessante.

Administrar e gerir um negócio da área de saúde não é uma tarefa simples, o que faz com que toda a ajuda, ainda mais de apps eficientes e dinâmicos, seja muito bem-vinda. Ficou interessado em aprender um pouco mais sobre esse tema? Então não deixe de conferir o conteúdo a seguir.

Qual a nova realidade da gestão de clínicas médicas?

Diante da alta competitividade do mercado e dos avanços que a tecnologia está proporcionando para todas as pessoas ao redor do mundo, os processos gerenciais também estão se adaptando, incorporando diversas novas funcionalidades para a rotina das empresas, na tentativa de ganhar eficiência e autoridade no ramo.

Os próprios profissionais não ficam de fora dessa mudança e isso vem tornando o uso constante de celulares, aplicativos e softwares praticamente uma obrigação entre os médicos e as suas clínicas, como uma maneira de se aproximar dos pacientes e tornar a clínica naturalmente mais atrativa e valorizada.

Como se não bastasse, o número de possibilidades disponíveis para quem atua na área é imenso, visto que diariamente são lançadas no mercado diversas opções que tornam o dia a dia muito mais simples e ajudam os profissionais a evitarem erros básicos, mas que poderiam trazer consequências ruins perante o público e a concorrência.

Que aplicativos podem ser úteis em uma clínica?

Como dissemos, diversos tipos de aplicativos podem ser usados no apoio da gestão de uma clínica médica ou para facilitar a intensa rotina do dia a dia nesse segmento tão complexo. Sendo assim, confira a seguir algumas alternativas práticas para quem deseja um pouco mais de facilidade na execução de tarefas para tais estabelecimentos.

Calculadoras médicas

Por mais experiente que um médico seja na sua especialidade, o número de substâncias que são desenvolvidas e lançadas no mercado, quase que diariamente, tornam um  desafio saber ao certo quais são as suas dosagens ideais para cada patologia e para cada paciente, por exemplo.

Em resposta a esse problema, foram desenvolvidos aplicativos do gênero das calculadoras médicas, que podem trazer respostas mais rápidas e precisas para as complexas fórmulas de administração de medicamentos, diminuindo o esforço do profissional e reduzindo as chances de erros, que poderiam prejudicar o tratamento.

Isso aperfeiçoa o tempo de todos e os apps são extremamente práticos na obtenção de respostas matemáticas, acessíveis a partir dos cruzamentos dos resultados do exame clínico e laboratorial. O mesmo princípio vale para as calculadoras de idade gestacional, que traz instantaneamente a data provável do parto a partir dos dados da gestação.

Genéricos

Os aplicativos de genéricos foram criados para atender a essa realidade relativamente nova do universo das medicações, que é a obrigatoriedade de que existam remédios genéricos em concorrência com os produtos de marca. Isso traz um grande benefício para os pacientes, que conseguem pagar menos pelo mesmo princípio ativo.

Esse tipo de app vem com uma lista completa de medicamentos e permite que o profissional faça buscas por substância ou pelo nome fantasia dos medicamentos de referência. Além da biblioteca, há também a possibilidade de consulta offline às bulas dos remédios mais populares no Brasil, listas de fabricantes e fórmulas farmacêuticas.

CID

Qualquer profissional de saúde sabe que o CID é a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde, no qual são listados e separados em categorias os mais diversos tipos de patologias existentes. Essa tabela é usada como uma forma de uniformizar e padronizar as doenças, sendo única em todo o mundo.

No entanto, para acessar o registro de uma enfermidade, em outros tempos, os médicos precisavam recorrer a um livro gigante de referência. Com o advento da tecnologia, ganhamos muito mais praticidade nessa tarefa, pois o app tornou viável pesquisar o CID de qualquer doença em menos de 15 segundos, por meio de seu smartphone.

MedScape

O MedScape é um dos principais aplicativos médicos do momento e profissionais do mundo inteiro utilizam esse programa para facilitar a sua rotina e até mesmo para solidificar os seus conhecimentos. O app possibilita o acesso simples e dinâmico às informações mais importantes da área, com dados completos e atualizados.

É possível, por exemplo, checar sobre a fisiopatologia de quase todas as doenças, assim como as suas epidemiologias, protocolos de tratamento, medicações indicadas, exames que devem ser solicitados, a apresentação clínica e outras informações. Uma das vantagens é que você pode baixar o banco de dados em  seu celular.

Sistema de gestão

Um sistema de gestão é, efetivamente, um dos melhores aplicativos médicos para a gestão de clínicas. Esses programas possibilitam, entre outras coisas, a visualização dos agendamentos de consultas com os pacientes, o compartilhamento da agenda com outros profissionais e até perguntas personalizadas na anamnese.

O seu principal benefício está na organização da rotina do estabelecimento, na diminuição das chances de erros e retrabalho e como uma ferramenta complementar na execução das tarefas diárias. A tecnologia pode ser uma grande aliada para os colaboradores, pois facilita a execução das atividades mais vitais para o consultório.

Como a Medical pode ajudar você nesse desafio?

Nesse desafio de administrar com eficiência a rotina de uma clínica, a Medical vem buscando atender às demandas, anseios e necessidades dos profissionais da área. Por isso, em breve, ela terá seu próprio app, cujo lançamento, novidades e informações você pode acompanhar em primeira mão aqui no blog.

Será um software muito valioso, ajudando desde a recepção até o consultório propriamente dito, auxiliando as secretárias, profissionais de saúde e gestores do negócio, se tornando, definitivamente, um dos melhores aplicativos médicos para a gestão de clínicas.

E então, gostou de aprender um pouco mais sobre a importância dos aplicativos médicos para gestão de clínicas? Quer receber outros conteúdos como esse em primeira mão? Então não perca mais tempo e assine inteiramente grátis a nossa newsletter!

Responder

*

Next ArticleJornada do paciente: o que é e quais os impactos para sua clínica médica?