decoração da clínica

Entenda como a decoração da clínica interfere no atendimento aos clientes

A chegada para uma consulta médica causa diferentes reações em cada tipo de pessoa. E a decoração da clínica é um dos fatores que mais interfere na impressão inicial dos pacientes.

Sendo assim, é sempre bom estar atento a esta primeira impressão, já no contato com a secretária. Nesse momento, o paciente terá oportunidade de perceber a organização e o acolhimento na recepção.

Na decoração do ambiente, equilíbrio e bom gosto são ingredientes essenciais e devem transmitir conforto e segurança. Saber dosar cores, texturas, objetos e espaços dentro das normas sanitárias faz toda a diferença para quem está cuidando da saúde e, provavelmente, preocupado com sua recuperação.

Pensando nisso, separamos algumas sugestões para você oferecer toda a satisfação possível aos seus pacientes, fazendo com que se sintam em casa enquanto aguardam sua consulta. Acompanhe nosso post!

Como acertar na decoração da clínica

Escolha das cores

O interior de uma clínica deve ser tranquilizador, mas não apenas para os pacientes, que já estão naturalmente apreensivos com seu estado de saúde. Essa calma deve alcançar todos que integram o ambiente, desde familiares e acompanhantes até os funcionários.

Nesse sentido, as cores funcionam como uma grande aliada ou inimiga, dependendo da forma que é utilizada. A princípio, a paleta institucional da empresa pode ser usada para destacar a identidade visual da marca. No entanto, isso deve ser feito com sutileza.

Normalmente, as tonalidades mais sóbrias como cinza, gelo, azul e monocromia em vários tons funcionam bem. Agradam muito, também, o bege, salmão, branco e tons terrosos que transmitem sofisticação. Além disso, conferem relaxamento ao paciente.

É importante evitar as cores muito vibrantes em espaços amplos, como o vermelho, uma vez que elas provocam agitação. Cores fortes e fechadas podem ser usadas em objetos decorativos, em contraste com o restante do ambiente para inspirar mais vivacidade ao local.

Texturas e cores das paredes

As paredes podem mesclar cores que transmitam sensações complementares às pessoas. Por exemplo: segurança e energia; conforto e saúde; calma e alegria.

Uma boa ideia é deixar uma das paredes numa tonalidade mais acentuada e as demais com tons suaves e claros. É um recurso que quebra a monotonia e produz um pouco de movimento no olhar.

Papéis de parede podem cair bem para fazer o mesmo complemento acima descrito. Se usados com moderação, conferem um ambiente afável, podendo até mesmo quebrar o aspecto de clínica médica no ambiente.

O uso de painéis de madeira e quadros com temas agradáveis e tranquilizadores também despertam aconchego e bem-estar.

Móveis adequados

É inegável a diferença que um móvel confortável faz na sala de espera de uma clínica. Poder sentar numa poltrona ou cadeira que se encaixa no corpo pode reduzir, e muito, a apreensão da espera. Por isso, invista em bons sofás ou poltronas que proporcionem essa satisfação.

Os detalhes das formas e cores podem ser combinados com materiais que harmonizam com as paredes, pisos e o tipo de especialidade da clínica, sempre com intuito de acolher.

Piso ideal

Piso claro é o ideal para clínicas, principalmente para ambientes menores. Branco ou tons de cinza claro podem ser utilizados para ampliar os espaços. Porcelanatos são ótimas opções de praticidade e modernidade.

Um bom resultado também pode ser alcançado com texturas uniformes e, de preferência, padronizadas para diversos ambientes no interior da clínica.

Tapetes não são recomendados, uma vez que acumulam poeira e outros resíduos, além de servirem como obstáculos para pessoas que apresentam dificuldades para caminhar.

Projeção do espaço

O espaço no interior de uma clínica deve ter ergonomia — proporcionar segurança e mobilidade facilitada. A circulação deve ser livre de qualquer tipo de interferência.

A movimentação de pacientes em cadeiras de rodas, o trânsito de crianças e pessoas com movimentos limitados não podem ser dificultados por corredores estreitos, nem objetos ou móveis mal posicionados.

Nas mãos de um profissional habilitado, esses ajustes podem ser feitos em perfeita harmonia com um ambiente bonito e agradável.

Música ambiente

Uma boa música sempre funciona como tranquilizante natural, e sua influência prazerosa na vida das pessoas é evidente. Praticamente quase tudo que realizamos no cotidiano, bem como em ocasiões especiais, pede um fundo musical para complementar o momento.

Em uma clínica médica, isso não é diferente. Qualquer melodia suave ajuda o paciente a querer permanecer no local. Ela pode ser executada na recepção ou em qualquer outra sala de espera da clínica, em volume baixo. Alguns médicos usam música dentro do seu consultório.

Como todos os outros elementos do local, a seleção musical necessariamente precisa manter as pessoas à vontade e serenas. Uma boa dica é a música clássica, trilhas instrumentais variadas e outros gêneros, desde que sejam agradáveis.

Objetos atrativos

Um eventual atraso nas consultas não é raro em clínicas, afinal, imprevistos são muito comuns nesse meio. Para que os pacientes possam se desligar do tempo de espera, é muito conveniente manter alguns itens de distração ao redor.

Revistas com temas variados e amenos — e não apenas voltados à saúde — funcionam muito bem para manter a cabeça ocupada com assuntos distantes dos problemas com a saúde.

Alguns consultórios médicos instalam TVs nas salas de espera. É um recurso interessante, desde que não exiba programas com assuntos pesados. Além disso, é sempre bem-vindo um espaço com água, cafezinho, chás e biscoitos.

Essas medidas sempre tornam o lugar mais acolhedor e familiar e, por mais triviais que pareçam — talvez, por esse motivo —, servem como alento para os pacientes.

Acesso à internet

Atualmente, o acesso à internet está presente em praticamente todos os ambientes. Por isso, é muito interessante manter um sinal de Wi-Fi disponível para as pessoas na sala de espera da clínica.

Essa é mais uma distração que, para muitos, substitui com folga todas as outras acima citadas. Sem falar nas pessoas que aproveitam esse tempo para resolverem questões sanáveis por meio de um smartphone. Por isso, é importante que o acesso à senha do Wi-Fi esteja em um local de fácil visualização.

Espaço kids

Clínicas de pediatria e consultórios odontopediátricos já disponibilizam ambientes com brinquedos e atividades lúdicas para as crianças. Esses espaços podem ser organizados em locais separados da área de espera para adultos.

Muitos pediatras também utilizam equipamentos que facilitam a interação e distração da criançaenquanto realizam a consulta. Isso ajuda a otimizar o tempo e torna o trabalho mais leve, tanto para o médico quanto para o pequeno paciente.

As vantagens de investir na decoração da clínica

Investir na decoração da clínica pode trazer muitas vantagens para o seu empreendimento e, acredite, elas não são apenas estéticas. Decorar com inteligência confere um diferencial competitivo e ajuda o negócio a estar em consonância com os valores, a missão e os seus objetivos, além de criar uma identidade visual para o público.

Confira abaixo alguns dos principais benefícios de fazer essa escolha.

Tranquilidade para os pacientes

Umas das maiores vantagens de investir na decoração da clínica é que isso pode ajudar a trazer mais tranquilidade para os pacientes. Muita gente, até mesmo profissionais de saúde, não refletem adequadamente sobre esse tema na hora de montar o empreendimento, mas o fato é que isso pode ser fundamental para o sucesso do negócio.

É preciso considerar que muitas das pessoas que estão ali estão em um momento de fragilidade, com medo de um diagnóstico negativo ou um prognóstico ruim para o seu quadro clínico. Ter uma sala de espera bem decorada ou mesmo um consultório aconchegante ajuda a tornar esse período mais confortável.

Credibilidade perante a concorrência

Outra das vantagens de investir na decoração da clínica é que um local de bom gosto e com escolhas adequadas, em termos de acabamento e materiais, ajuda a trazer mais credibilidade não apenas entre os pacientes, mas até mesmo entre os outros profissionais da sua área de atuação, por exemplo.

Invariavelmente, os seus concorrentes terão mais respeito se o seu empreendimento tiver sobriedade nas cores, na fachada e no próprio interior. Uma empresa do ramo de saúde deve passar uma imagem de confiabilidade e competência o tempo todo e isso, definitivamente, passa pelas suas opções na hora de decorar.

Propaganda boca a boca

Você já deve ter ouvido que a propaganda boca a boca é a melhor e a mais eficiente estratégia de marketing e, definitivamente, essa é uma tremenda verdade.

No entanto, não é possível “obrigar” nenhum paciente ou acompanhante a fazer isso para a sua clínica, mas é viável estimular essa atitude, e investir na decoração é uma das maneiras de fazer isso.

Quando as pessoas entrarem no seu empreendimento e observarem como você fez escolhas adequadas para o ambiente ou mesmo quando se sentirem confortáveis na sua sala de espera, elas contarão para os amigos, parentes e conhecidos.

Dessa forma, você ganha clientes de maneira espontânea, melhorando os seus lucros e o seu fluxo de caixa naturalmente.

Ambiente mais profissional

Por fim, outra das principais vantagens de investir na decoração da sua clínica é que isso torna o ambiente muito mais profissional. Em uma empresa da área de saúde, essa realidade é muito importante e reflete na atitude dos seus funcionários, tornando-os mais eficientes e melhorando o seu atendimento.

Um consultório com escolhas decorativas muito exuberantes ou sem um padrão definido passam um ar de desleixo e isso, certamente, refletirá nos seus colaboradores e na maneira pela qual eles compreenderão o seu ofício. Um espaço bem-arrumado, por outro lado, melhora a produtividade de todos.

Todo projeto de design de interiores deve sempre primar pelo bom senso em equilíbrio com o gosto pessoal do proprietário da empresa. Tudo isso voltado ao bem-estar do público e ao posicionamento da clínica no setor.

humanização dos ambientes é uma tendência que vem ganhando cada dia mais adeptos. Isso acontece em todos os segmentos de atividade na sociedade.

O trabalho de decoração da clínica não poderia ser mais inspirador e até mesmo exemplar nessas ações. Afinal, poder sentir-se em casa dentro de uma clínica médica é um privilégio.

E então, você já usa recursos para uma ambientação mais aconchegante em sua clínica? As nossas informações foram úteis? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais!

Responder

*

Next Article5 dicas de como fazer sua clínica aparecer em destaque no Google