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Entenda como construir uma reputação on-line na área médica

Os consumidores dos dias atuais sabem que a forma mais prática de se informar sobre um profissional ou serviço é por meio da pesquisa on-line, afinal, vivemos em um mundo digital. Podemos encontrar praticamente tudo na rede: formação do profissional, opinião de outros que utilizaram o serviço, reclamações e muito mais.

E essa prática não é diferente para os pacientes quando desejam agendar uma consulta ou procedimento com um novo médico. Por isso, se você é um profissional de saúde, também precisa aprender como construir uma boa reputação on-line. Continue a leitura para saber mais!

O que é a reputação on-line?

A reputação on-line, também conhecida como reputação digital, é a imagem que o profissional tem no meio digital. Essa imagem é formada a partir das informações disponíveis sobre esse profissional, principalmente em páginas de redes sociais e sites específicos para classificação de profissionais e serviços.

Na área médica, o que predomina são os sites criados para a avaliação de médicos e outros profissionais de saúde pelos pacientes que já se consultaram com eles.

Como construir uma boa reputação on-line na área médica?

Trouxemos algumas dicas para ajudar você a construir uma boa reputação on-line no meio médico e, assim, atrair mais pacientes para sua clínica.

Diferencie perfil profissional de pessoal

Essa dica vale para qualquer profissional, mas é ainda mais relevante para aqueles da área da saúde: sempre diferencie o perfil profissional do pessoal em redes sociais. Isso garante que os pacientes não se confundam e não julguem o médico pelo que ele faz na sua vida particular.

O melhor é deixar o perfil profissional aberto e o perfil pessoal fechado.

Responda às reclamações

A resposta às reclamações feitas anteriormente é um dos primeiros pontos que as pessoas buscam na internet ao pesquisar um profissional ou serviço. Afinal, a forma como essa resposta é dada diz muito sobre o tipo de atendimento prestado e o quanto o estabelecimento se preocupa com o paciente.

Por isso, sempre responda às reclamações feitas a você ou seu estabelecimento de saúde, mesmo quando não puder resolver a situação.

É também por meio das reclamações que o profissional pode descobrir os seus pontos fracos (e as falhas da clínica) e, assim, sabe como pode melhorar o atendimento.

Tenha presença nas redes sociais

As redes sociais são uns dos mais importantes meios de comunicação da atualidade, por isso, a sua clínica não pode ficar de fora. O ideal é ter uma página em cada uma das principais redes sociais e postar assuntos relacionados à saúde, ao tipo de atendimento que é realizado, entre outros.

Essas páginas podem funcionar também como um meio de comunicação do paciente, para agendar consultas ou tirar dúvidas. 

Não se esqueça de compartilhar os comentários bons que fizerem nas páginas, ajudando a aumentar a reputação positiva.

Por que a reputação on-line é importante?

O público está se tornando cada vez mais exigente em seu cuidado com a saúde. Ver comentários ruins na internet sobre um profissional ou uma clínica é o suficiente para fazer um paciente não escolher se consultar em um determinado local.

Uma boa reputação on-line é importante na área médica, pois:

  • gera mais confiança para o paciente que será atendido;
  • traz resultados para o próprio médico no âmbito profissional;
  • reafirma a qualidade do atendimento que é prestado;
  • destaca o médico em relação a outros da mesma área.

Por fim, é importante lembrar que todo o conteúdo divulgado por profissionais ou estabelecimentos de saúde na internet deve seguir regras específicas da legislação para o marketing médico. Seguir essas normas tem grande importância para a manutenção de uma boa reputação on-line.

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