modernizar sua clínica

Entenda como modernizar sua clínica médica

Em um mercado cada vez mais competitivo, oferecer um atendimento de qualidade aos pacientes pode não ser suficiente para ter um desempenho satisfatório. Isso porque, cada vez mais, todos os segmentos da medicina estão investindo em recursos tecnológicos e novas formas de atendimento visando o bem-estar dos pacientes e também da clínica, enquanto um negócio que deve ser sustentável. Nesse cenário, não modernizar sua clínica médica pode ser uma atitude incorreta.

Mas como modernizar o consultório ou clínica? De uma forma geral, você deve focar nas necessidades do paciente, melhorando a estrutura e se tornando mais acessível. Se você quer entender melhor como transformar sua clínica, confira essas dicas imperdíveis!

Coloque o paciente em primeiro lugar

Apesar de não ser novidade, tratar bem o paciente e colocá-lo sempre em primeiro lugar ao tomar as decisões que envolvem mudanças no estabelecimento deve ser uma prioridade. Afinal, pouco adianta ter a mais moderna estrutura e os tratamentos mais avançados se esses aspectos forem pensados sem levar em conta as necessidades do público, não é mesmo?

Isso significa que toda transformação, seja no modo de atender, seja no espaço físico, deve colocar em destaque a saúde, o bem-estar e o conforto do paciente. Com isso, todas as demais transformações e estratégias adotadas para melhoria do atendimento serão para aprimorar a experiência das pessoas, desde o primeiro contato.

Modernize a infraestrutura

A estrutura da clínica oftalmológica ou consultório diz muito sobre quão preocupado os profissionais estão em relação ao ambiente e ao conforto dos frequentadores e pode ser um diferencial na hora de se destacar diante da concorrência.

Alguns móveis podem sofrer desgaste com o uso, as paredes podem ficar manchadas ou cadeiras e sofás podem não mais oferecer conforto aos pacientes. Esses detalhes fazem muita diferença, principalmente quando a pessoa visita o local pela primeira vez. Por isso, procure criar um ambiente agradável na sala de espera, no qual o paciente possa se sentir à vontade e acima de tudo acolhido.

Além de investir em móveis e em uma decoração acolhedora e confortável, um consultório médico deve também estar sempre modernizando os equipamentos utilizados para a realização dos procedimentos.

Pesquise a respeito de novas tecnologias utilizadas dentro da sua especialidade e adquira o que for necessário para suprir as necessidades dos pacientes. Assim, mais do que investir em algo que dará um retorno financeiro positivo, você entregará o que existe de melhor em termos de atendimento.

Ofereça um atendimento de excelência

Um estabelecimento que coloca o paciente em primeiro lugar também deve oferecer um atendimento de excelência, desde o momento em que ele faz o primeiro contato até o pós-atendimento. Tudo isso para que a pessoa sinta confiança em todo o atendimento e tratamento e, até mesmo, para se sentir acolhido pelos profissionais.

Algumas atitudes no relacionamento médico-paciente, como ter sensibilidade, desenvolver empatia no cuidado com o paciente e ter paciência, garantem que qualquer pessoa sinta-se confortável para dar prosseguimento ao tratamento ou, no melhor dos casos, retornar no futuro.

Para que tudo isso seja colocado em prática, é preciso que toda a sua equipe esteja alinhada com os valores e os objetivos da clínica, fazendo com que o paciente seja atendido com excelência em todas as fases do processo.

Tenha presença online

A popularização da internet possibilitou a todos o acesso amplo e irrestrito a informações variadas. Dessa forma, não são raras as vezes que as pessoas, ao notarem algum sintoma de que a saúde não está indo bem, busquem ajuda primeiro na internet.

Entender e estar presente nesse cenário é importante pois, na busca por uma resposta ou por um profissional, esse paciente em potencial pode ter acesso a informações da sua clínica e dos serviços oferecidos.

Por isso, uma das formas de modernizar a clínica é estar presente no ambiente digital, gerar conteúdo, disponibilizar dados para contato, levando sempre em conta a resolução do Conselho Federal de Medicina para publicidade médica.

Da mesma forma, as redes sociais também são boas aliadas no fortalecimento da presença online uma vez que grande parte dos seus pacientes certamente usa algum tipo de rede social ou tem algum familiar que as utiliza. No entanto, lembre-se de criar um perfil profissional no qual você possa compartilhar conteúdo que interesse as pessoas, sem misturar com sua vida pessoal.

Invista em marketing digital

Assim como estar presente no mundo digital é importante, a forma como você aparece também deve ser levada em conta. Para isso, invista em estratégias de marketing digital que façam com que o nome do seu estabelecimento apareça em posições estratégicas nos buscadores da internet.

Além disso, produza conteúdo que seja relevante para os seus pacientes e procure estabelecer uma relação de proximidade que faça com que você seja uma autoridade no assunto e se destaque dentro da área de atuação.

Adote um sistema de gestão

Outra forma de modernizar a clínica é investir em um sistema de gestão inteligente. Isso porque, gerenciar agendas de papel e guardar pilhas de arquivo físico podem não ajudar a oferecer a melhor experiência ao usuário.

Hoje em dia já existem sistemas integrados capazes de modernizar e uniformizar os processos, tornando a gestão mais eficiente para atender às demandas de maneira ágil, segura e prática. Além disso, são vantagens de um software de gestão:

  • atendimento ágil;
  • agenda organizada e com menor possibilidade de enganos;
  • redução do número de falta de pacientes graças ao mecanismo de alerta para consultas;
  • espaço otimizado graças à eliminação do espaço físico e armazenamento em nuvem;
  • melhor gestão financeira do consultório;
  • acesso rápido a informações dos pacientes;
  • aumento da produtividade da equipe como um todo.

Viu? Modernizar sua clínica pode ser mais fácil do que parece, principalmente com o auxílio da tecnologia, já que um software de gestão oferece inúmeras vantagens para o estabelecimento. Além disso, adotando essas medidas, você vai se destacar diante da concorrência, fidelizar os seus pacientes e se consolidar enquanto referência em sua área de atuação.

E aí, gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre gestão de clínicas? Assine a nossa newsletter agora mesmo e não perca nenhuma novidade.

ebook-cta-horizontal-02-software

Responder

*

Next ArticleAprenda a lidar com um paciente insatisfeito e reverter a situação