bom relacionamento com fornecedores

Entenda como ter um bom relacionamento com fornecedores

O sucesso e a consolidação de uma clínica médica depende de diversos fatores, dentre eles, um atendimento humanizado e de qualidade, gestão financeira eficiente e modernização. Contudo, outro ponto que merece destaque na hora de se consolidar enquanto negócio é ter um bom relacionamento com fornecedores.

Manter uma boa relação com os fornecedores pode significar uma estratégia eficaz para melhorar os processos gerenciais em sua clínica. Por isso, neste artigo vamos dar dicas para que você possa enxergar os fornecedores como parceiros fundamentais para o sucesso do seu empreendimento e se destacar em sua área de atuação. Continue a leitura!

Melhore a comunicação

Uma das formas de fortalecer o relacionamento com fornecedores é melhorar a sua comunicação em relação a eles. Mas como isso pode ser feito? Você pode começar facilitando o diálogo e as negociações, disponibilizando canais para que eles possam entrar em contato com a clínica.

Apesar da rotina corrida em uma clínica, o ideal é que o gestor reserve um horário específico para que ambos possam aproximar os interesses e verificar a melhor forma de proceder com a negociação. Uma boa dica é conquistar a confiança desses parceiros, deixando-os a vontade para se expressar.

Construa uma relação de parceria

Uma clínica ou consultório necessita adquirir produtos confiáveis e de boa qualidade, do outro lado há o fornecedor, que tem o objetivo de vender o seu produto. Ou seja, é uma relação em que ambos ganham.

Por isso, a melhor saída é enxergar esse fornecedor como parte de uma relação de parceria, e tratar o profissional como aliado no sucesso da clínica. Utilize esse relacionamento para conseguir melhores produtos e aumentar a qualidade dos tratamentos oferecidos em seu empreendimento, minimizando os riscos.

Com isso, é muito importante que os fornecedores entendam que eles também serão beneficiados com a relação, pois poderá encontrar na clínica um freguês com demanda fixa e pagamento em dia.

Negocie os prazos

Ter um fluxo de caixa em dia é um dos pontos cruciais para manter a gestão financeira equilibrada em qualquer estabelecimento. Com isso, uma clínica deve sempre prezar por equilibrar as contas e mantê-las longe do vermelho para evitar problemas posteriores.

Uma das formas de manter o fluxo de caixa equilibrado é negociar os prazos com os fornecedores e buscar condições de pagamento favoráveis ao seu calendário de despesas. Ao contar com um prazo de entrega melhor, você vai reduzir a necessidade de estoque.

Da mesma forma, ao negociar melhores datas de pagamento, é possível evitar coincidências com outras despesas, deixando o caixa sempre no azul. Tudo isso resulta em melhores condições para clínica que podem ser repassadas aos pacientes.

Procure alinhar os processos

Alinhar os processos significa fazer, em parceria com os fornecedores, um acordo para estabelecer uma programação de compras e pagamentos para que os interesses das duas partes sejam atendidos.

Em conjunto, tanto você quanto o fornecedor podem definir quais as melhores formas para se prosseguir com as vendas, expondo suas necessidades. Dessa forma, a negociação se torna vantajosa para todos.

Efetue pagamentos em dia

Por fim, não se esqueça que uma boa relação com os fornecedores depende que os compromissos sejam cumpridos. Uma das formas de se fazer isso é realizando os pagamentos sempre em dia. Assim, além da credibilidade e confiança enquanto comprador, você terá mais margem para negociação, conseguindo melhores preços e vantagens em relação à concorrência.

Depois de entender como melhorar o relacionamento com fornecedores é preciso ter em mente que, acima de tudo, o ideal é priorizar produtos de qualidade, que atendam às suas expectativas e que resultem em um melhor atendimento aos pacientes.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ter acesso a mais dicas para ajudar a melhorar os serviços prestados pela sua clínica? Siga nossas redes sociais! Estamos no Facebook e  Twitter!

Responder

*

Next ArticleVeja os benefícios do software de gestão para recepcionista de clínica médica