controle por acesso remoto da agenda de pacientes

Entenda os benefícios do controle por acesso remoto da agenda de pacientes

A tecnologia vem contribuindo para o avanço da medicina há décadas, principalmente nos segmentos de pesquisa e diagnósticos. Paralelamente, com a evolução das tecnologias de internet, como cloud computing, áreas de atendimento ao paciente também vêm sendo melhoradas. Você já ouviu falar em controle por acesso remoto da agenda de pacientes?

Esse é um exemplo de metodologia que só pode ser colocada em prática com ajuda da TI (tecnologia da informação).

Muitos médicos estão optando por uma carreira empreendedora, além da medicina. Nesse cenário, oferecer atendimento adequado ao paciente, bem como ter processos mais organizados e eficientes, será fundamental para o sucesso da clínica.

Para ajudar nessa jornada, explicaremos em detalhes o que é o controle por acesso remoto da agenda de pacientes, como ele funciona e, claro, os principais benefícios proporcionados à clínica médica. Confira!

O que é controle por acesso remoto da agenda de pacientes?

Muito além de uma simples agenda de papel, em que é necessário realizar anotações a caneta, ou das planilhas eletrônicas que demandam esforços para atualização, envio e recebimento de cópias, o controle por acesso remoto da agenda de pacientes representa a informatização e a disponibilidade da agenda para o acesso totalmente on-line.

Ou seja: trata-se de um software hospedado na nuvem que oferece recursos de atendimento e controle da agenda de forma personalizada, digitalizada e pela internet, resolvendo uma série de problemas operacionais e riscos de perda de dados sobre os pacientes.

Como funciona o controle por acesso remoto da agenda de pacientes?

Por meio de um software hospedado na nuvem, o acesso é garantido com segurança, a partir de qualquer lugar e horário somente por pessoal devidamente autorizado, isto é, o cadastro de logins e senhas é necessário para acessar a agenda.

Como o acesso pode ser feito pela internet, basta ter um dispositivo móvel (notebook, tablet, smartphone etc.) em mãos e um ponto de conexão com a internet para poder verificar, incluir, excluir, alterar e confirmar consultas agendadas com os pacientes. Além disso, qualquer alteração realizada na agenda é gravada automaticamente pelo sistema.

Quais são os benefícios do controle por acesso remoto da agenda de pacientes?

1. Facilita a localização e o acesso às informações do paciente

Diferentemente dos armários abarrotados de arquivos físicos contendo as fichas dos pacientes ou de diversas planilhas espalhadas no computador, um software de controle por acesso remoto de agendas possibilita reunir os dados dos pacientes em um único lugar e trabalhar com as informações na nuvem.

Isso faz com que as informações desejadas sejam encontradas mais rapidamente, já que basta digitar o nome do paciente em um campo específico de busca para localizar a ficha procurada.

E tem mais: além dos dados de identificação do paciente, você pode registrar informações como os preços cobrados nas consultas, os tipos de consultas realizadas, quando elas ocorreram, os diagnósticos feitos e os tratamentos ministrados. Tudo remotamente.

Essas informações aparecem na mesma página, ficando ao alcance dos seus olhos na tela.

2. Melhora o relacionamento com os pacientes

Estabelecer uma boa relação entre médicos e pacientes é a base para o sucesso de qualquer clínica médica. O controle por acesso remoto da agenda de pacientes pode cumprir esse papel muito bem.

Quando a sua clínica passa a usar essa tecnologia, ganha um conjunto amplo de informações rapidamente, antes mesmo de contatar o paciente, independentemente de onde você esteja.

Ao perceber que você e a sua secretária o conhecem bem, o paciente ficará surpreso e se sentirá importante e valorizado. O resultado pode ser uma melhora significativa da comunicação e a fidelização do paciente.

3. Reduz o índice de faltas dos pacientes

Quase metade das consultas agendadas em clínicas particulares não é realizada devido à falta dos pacientes. Mas, ao contrário do que muitos acreditam, a maioria dessas faltas não acontece por descaso. Geralmente é por esquecimento.

Vivemos uma rotina com tempo sempre apertado e é comum esquecer de compromissos na correria, principalmente quando outros mais urgentes surgem. Por isso, você precisa de um meio prático e barato de avisar aos pacientes.

O controle por acesso remoto da agenda de pacientes permite isso. Como o software é mantido na nuvem, ele fica disponível 24 horas por dia e você pode programar lembretes para serem enviados automaticamente por SMS ou e-mail, mesmo que ninguém esteja usando o sistema.

4. Oferece segurança da informação

Além do login e senha necessários para o acesso às informações dos pacientes, o sistema possui uma política de segurança reforçada com identificação dos dispositivos que tentam acessá-lo e criptografia de dados e senhas para torná-los ilegíveis caso haja  tentativa de acesso suspeito.

O sistema também conta com um programa de backups regulares e automatizados, criando cópias e armazenando-as em servidores auxiliares para a recuperação em caso de perdas ou de desastres. A recuperação, se necessária, pode ser feita pelo celular.

5. Aumenta a produtividade

O controle por acesso remoto da agenda de pacientes contribui diretamente para o aumento da produtividade na clínica médica, pois você pode acessar a agenda onde e quando quiser.

Isso significa que não é preciso necessariamente estar na clínica para trabalhar. Você pode estar no trânsito, no banco, no supermercado ou em casa e, mesmo assim, dar atenção especial aos pacientes pelo ambiente on-line.

Como não precisará mais ligar diversas vezes para a clínica para se informar sobre a agenda, reduz a carga de trabalho da secretária no telefone, deixando-a mais livre para dedicar ao atendimento dos pacientes que chegam ao consultório. Também libera a linha para os pacientes ligarem.

6. Reduz custos e despesas

Seguindo o raciocínio do tópico anterior, ao contar com o controle por acesso remoto da agenda de pacientes, você também economiza muito tempo e dinheiro. Como as informações ficam disponíveis on-line, basta acessá-las no celular. Assim, você economiza tempo ligando ou tentando ligar para a clínica médica.

Com relação ao dinheiro, ligações telefônicas e SMS são meios de comunicação mais caros, sendo preferível usar o pacote de dados de internet que você tem no plano de telefonia móvel para acessar a agenda remotamente.

7. É mais prático e ágil

O sistema possui um leiaute responsivo (adaptável às telas pequenas), o que torna o controle por acesso remoto da agenda de pacientes mais fácil, prático e ágil.

Independentemente do dispositivo que estiver usando, a agenda se ajustará na sua tela sem perder as funcionalidades. O mesmo não acontece com as planilhas eletrônicas, que dificultam o trabalho nessas condições.

Assim, consultar e ajustar a agenda a distância será simples. Você pode incluir, excluir e editar informações sem precisar estar na clínica médica ou em casa.

Todos esses benefícios são tentadores, não é mesmo? Então, antes de escolher um software para médicos, tenha certeza de que ele oferece o controle por acesso remoto da agenda de pacientes.

Informe-se bem sobre as suas funcionalidades e faça a aquisição certa para impulsionar os resultados da sua clínica.

Gostou da novidade? Então assine a nossa newsletter agora mesmo e receba dicas incríveis diretamente no seu e-mail.

Responder

*

Next ArticleComo o software de gestão de clínica médica pode melhorar sua vida pessoal?