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Fidelização de pacientes: como a tecnologia pode ajudar sua clínica?

A fidelização de pacientes é o desejo de qualquer gestor de estabelecimento de saúde. Afinal, um paciente fidelizado é aquele que, além de sempre retornar à clínica, indica os profissionais para todos os amigos e familiares. Além disso, reter os pacientes que vão às consultas é mais prático do que atrair novos, além de ter um custo muito menos elevado.

Por isso, é muito importante sempre buscar maneiras de deixar os pacientes mais satisfeitos, alcançando as suas expectativas e oferecendo um serviço de qualidade. E a tecnologia pode ajudar muito nesse processo.

Quer saber como? Confira este conteúdo. Nele, mostraremos como a tecnologia pode contribuir para a fidelização de pacientes.

Facilita o dia a dia da clínica

As ferramentas tecnológicas têm o potencial de facilitar o trabalho de uma clínica de diversas maneiras, tanto nas questões relacionadas diretamente à assistência à saúde, como nas questões administrativas.

O avanço tecnológico na área médica permite que exames, procedimentos e tratamentos sejam feitos de maneira cada vez mais segura, rápida e acessível. Por isso, buscar equipamentos e materiais atualizados e tecnológicos é a melhor maneira de oferecer o cuidado de melhor qualidade para o paciente.

A tecnologia vem ajudando também na gestão dos estabelecimentos de saúde, principalmente por meio dos softwares de gestão. Eles são sistemas criados especialmente para a gestão financeira, de pessoal e dos pacientes da clínica.

Otimiza os processos

O uso de sistemas de gestão nas clínicas ajuda a otimizar todos os processos administrativos, pois grande parte das atividades passam a ser automatizadas pelo software. O que antes era realizado pela secretária, passa a ser feito automaticamente (como no caso de envio de mensagens para lembrete de consultas) ou online com a participação do próprio paciente, como no caso da agenda online que permite a marcação de consulta pelo site.

Quando os processos são otimizados, todo o trabalho na clínica passa a fluir melhor. Isso leva à maior agilidade no atendimento, que é um grande diferencial para os pacientes.

Equipamentos de saúde tecnológicos permitem também uma análise mais rápida de exames laboratoriais e de imagem, de modo que os resultados também saem mais rapidamente.

Melhora a gestão de pacientes

A gestão de pacientes visa controlar todos os processos e ações de um estabelecimento de saúde a fim de prestar um atendimento de excelência, promovendo o bem-estar, o conforto e a segurança dos pacientes.

Ela diz respeito principalmente ao registro e armazenamento de todos os dados da pessoa a partir do momento que ela entra na clínica ou hospital pela primeira vez. Esses dados são essenciais para todas as etapas de atendimento, tanto no quesito da assistência à saúde propriamente dita, como em relação a questões financeiras da clínica.

Contar com um sistema de gestão é essencial para garantir uma boa gestão de pacientes. O software contém a ferramenta de prontuário eletrônico, no qual são guardadas todas as informações, como:

  • nome, idade, sexo e outros dados do paciente;

  • evolução de consultas e procedimentos;

  • resultados de exames;

  • prescrição médica.

Ter todas as informações no mesmo lugar ajuda a garantir a agilidade de atendimento quando o paciente chega à clínica e permite que o profissional de saúde tenha acesso a tudo de que precisa antes da consulta, de modo a oferecer uma assistência completa. Além disso, esses sistemas garantem maior segurança para os dados dos pacientes, evitando que eles sejam acessados por pessoas não autorizadas.

A fidelização de pacientes deve ser um objetivo diário da clínica e a tecnologia é uma aliada nesse processo. Pacientes satisfeitos ajudam a melhorar a reputação do estabelecimento de saúde e são o caminho para manter um bom fluxo de atendimento.

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