integração de dados em clínicas médicas

Integração de dados em clínicas médicas: saiba por que é tão importante

Ter unidade no funcionamento e harmonia dos processos internos é uma atitude essencial para empresas de qualquer segmento do mercado. No entanto, quando falamos da área de saúde, isso é ainda mais imprescindível, o que mostra que promover a integração de dados em clínicas médicas é muito importante.

Por incrível que pareça, muitos gestores e administradores desse ramo ainda não sabem como fazer isso de maneira adequada e, dessa maneira, minimizam as suas margens de lucro e acabam perdendo boas oportunidades de desenvolvimento. Confira o conteúdo a seguir e aprenda um pouco mais sobre o tema.

A integração de dados na área de saúde

A integração de dados na área de saúde vem de encontro a uma demanda crescente em nossa sociedade, na qual o público exige bastante qualidade nos serviços que utiliza e é muito mais ativo em suas relações. Isso tem revolucionado o atendimento médico em clínicas e hospitais, nos quais a busca pela excelência é cada vez mais presente.

Para sobreviver no mercado, esse tipo de empresa precisa oferecer diagnósticos mais rápidos e precisos, além de contar com informações detalhadas nos prontuários dos pacientes, tanto para que os médicos tenham mais embasamento em suas condutas quanto para traçar estratégias de marketing mais adequadas e eficientes.

Tudo o que antes ficava em papel tende a ser digitalizado e, dessa maneira, acessado com mais facilidade. Isso inclui não apenas os elementos da avaliação física e anamnese, como também as consultas antigas, os exames solicitados, as medicações em uso, a história patológica pregressa, as características sociais e assim por diante.

O funcionamento da integração de dados

Para a integração de dados em clínicas médicas ser mais eficiente, é preciso contar com um programa específico para isso. Atualmente, o mercado conta com uma solução perfeita para essa demanda: os softwares de gestão. Eles facilitam a rotina das clínicas e prometem, de uma vez por todas, aposentar os arquivos de papel.

Nesse tipo de sistema, os profissionais e até quem trabalha na recepção, com a devida autorização do administrador, pode inserir as informações necessárias sobre cada visitante, o que facilita os futuros agendamentos de consultas, o compartilhamento de exames por meio da internet e a gestão financeira.

Dessa maneira, a empresa ganha muito mais rapidez no atendimento e nas entregas de resultados, por exemplo, ao mesmo tempo em que conseguir diminuir as despesas gerais e ordinárias do negócio, como as que ocorrem com a compra de tinta para impressão ou com a organização dos arquivos.

As vantagens da integração de dados

Agora que você já compreendeu melhor como funciona a integração de dados em clínicas médicas, chegou a hora de conhecer quais são as principais vantagens de apostar nesse tipo de estratégia, especialmente se você trabalha em um segmento tão competitivo como a área de saúde. Confira algumas delas a seguir!

Acesso simples às informações de pacientes

Definitivamente, uma das vantagens da integração de dados em clínicas médicas é a maior praticidade, visto que essa tecnologia confere um acesso muito mais simples e direto às informações dos pacientes. Desde que os funcionários mantenham tudo atualizado, bastam alguns cliques para você checar qualquer dado sobre o seu público.

Quando alguém entrar em contato, por exemplo, será necessário apenas abrir o sistema para que qualquer elemento referente àquela pessoa esteja em mãos. Uma boa dica é estimular o hábito de confirmar os dados a cada visita, para evitar informações incompletas e, dessa forma, garantir mais qualidade aos serviços prestados.

Portanto, ter acesso em uma única plataforma às datas das últimas consultas, aos histórico de pagamentos, às solicitações de exames e a outros subsídios do gênero, certamente agiliza a rotina e permite que qualquer divergência possa ser solucionada no momento, sem que se corra o risco de falhas e atrasos.

Garantia de mais qualidade nas informações

O alto volume de dados necessários para prestar um bom atendimento e fazer uma boa gestão demanda, obviamente, que as empresas de ponta do segmento adotem as melhores soluções. Mais uma vez, um bom software de gestão ajuda a promover a integração de dados em clínicas médicas da melhor maneira possível.

As informações cadastrais de hoje já não incluem apenas o endereço ou um número de telefone, mas também diversos e-mails, contatos de WhatsApp e de outros programas similares, histórico médico com observações detalhadas, elementos financeiros e uma série de outros adendos igualmente imprescindíveis.

Diante desse contexto, soluções de tecnologia ajudam a garantir que o volume de dados não se torne um empecilho para a produtividade do consultório, mas sim uma vantagem competitiva quando bem utilizado. Uma boa integração, portanto, é fundamental para consultar tudo de forma mais simples e eficiente.

Redução de custos operacionais na empresa

Promover a integração de dados em clínicas médicas, especialmente com o uso de um bom software de gestão, ajuda na redução de custos operacionais na empresa, até mesmo em função da melhora da produtividade. Informações aleatórias, em plataformas diferentes e não-integradas demandam mais tempo para serem localizadas.

Isso, obviamente, consome recursos e impõe dificuldades para realizar um atendimento ou uma marcação, devido à grande quantidade de telas a serem consultadas. Outra vantagem é que o responsável pela gestão financeira terá acesso aos relatórios de pagamento e aos históricos de cada paciente, o que facilita esse serviço.

O tempo que os atendentes e funcionários economizarem poderá ser dedicado a outras atividades importantes, que diminuirão as chances de erros — um melhor planejamento, que aprimora a comunicação interna e ajuda a observar dados relacionados a ocorrências relevantes para o sucesso do negócio, por exemplo.

Como podemos verificar, apostar em promover a integração de dados em clínicas médicas é essencial para as empresas que desejam se diferenciar nesse segmento e melhorar os seus processos internos, ao mesmo tempo em que há uma redução de custos por meio da melhora do funcionamento.

E aí, gostou de aprender como promover a integração de dados em clínicas médicas? Quer contar com a melhor solução do mercado? Então, não perca mais tempo e entre em contato com a nossa empresa!

Responder

*

Next ArticleDescubra 5 aplicações da Inteligência Artificial na medicina