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Jornada do paciente: o que é e quais os impactos para sua clínica médica?

Atrair e fidelizar o público é muito importante para qualquer empresa, especialmente se ela fizer parte de um segmento competitivo do mercado, caso da área de saúde. Diante dessa realidade, compreender no que consiste a jornada do paciente e quais os impactos para sua clínica médica pode ser vital.

O fato é que vários profissionais do ramo ainda não estão familiarizados com esse conceito. De certa maneira, aplicam as premissas de forma pouco eficiente, minimizando as vantagens que seriam capazes de obter com a correta aplicação. Confira o conteúdo a seguir e descubra como se dar bem!

O que é a jornada do paciente?

O primeiro desafio figura em entender o que é a jornada do paciente. Esse termo se refere ao conjunto de etapas pelas quais a pessoa passa até chegar à sua clínica. Isso começa no momento em que ela percebe um sintoma ou simplesmente decide agendar uma consulta médica, abrangendo o pós-atendimento e todo o contato com a empresa.

A grande ideia de conhecer a fundo esse processo é ter mais chances de fidelizar o público, proporcionando uma boa experiência durante o trajeto. Isso determina se ele se tornará um parceiro perene, da mesma maneira que falhas ou erros farão com que procure outro profissional para realizar futuros agendamentos.

Fica fácil perceber, portanto, que acompanhar adequadamente a jornada do paciente e investir recursos para aprimorar a qualidade ajuda a evitar feedbacks negativos. Ademais, fideliza as pessoas ao seu consultório, auxilia no ganho de autoridade do segmento e até mesmo reduz o número de abandonos de tratamento.

A jornada do paciente é individual?

Um ponto relevante que merece ser aprendido sobre esse tema é que dificilmente os pacientes terão jornadas iguais. Embora você deva pensar em um modelo de atendimento e estratégias de marketing voltadas às demandas do seu público-alvo, é preciso ter um pouco de flexibilidade para atender vários perfis.

Certas pessoas pesquisam bastante na internet ou marcam com o primeiro nome que encontram no Google, o que reforça a importância de um bom site. Outras pedem indicações de amigos e parentes ou até mesmo escolhem um nome aleatoriamente em uma lista de médicos do seu convênio particular.

Cabe ao profissional estratégico entender as expectativas e necessidades desses pacientes para investir seus recursos em ações inteligentes. Desse modo, pode-se por exemplo, oferecer uma experiência personalizada.

Como melhorar sua jornada do paciente?

Como dissemos, existem várias maneiras de fazer isso, mas determinados problemas da maioria dos pacientes são de fácil resolução e podem resultar em uma experiência mais prazerosa. Um bom site, como dissemos, é imprescindível em tempos tão tecnológicos como os dias de hoje.

Outro ponto fundamental é facilitar o agendamento de consultas, pois as pessoas não gostam de perder tempo. Além disso, linhas ocupadas e assistentes sem paciência são falhas inadmissíveis.

A modernização pode ajudar nesse contexto e elevar as chances dos pacientes retornarem ao seu consultório. Dentro dessa realidade, contar com um bom software de gestão também figura como aspecto fundamental para otimizar seus processos e otimizar a eficácia da jornada do paciente.

Gostou de ficar por dentro da jornada do paciente? Quer aprender um pouco mais? Então confira nosso artigo sobre como lidar com pacientes difíceis!

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