por-que-a-atualizacao-do-cadastro-de-pacientes-e-importante.jpeg

Por que a atualização do cadastro de pacientes é importante?

Manter a gestão de um consultório em dia é um grande desafio para qualquer médico, visto que esse tipo de empreendimento é bastante complexo e exige harmonia em todos os seus processos. Diante dessa realidade, nenhum profissional do ramo pode deixar de compreender por que a atualização do cadastro de pacientes é importante.

Falhas ou descompassos quanto aos dados e informações das pessoas atendidas podem resultar em uma tremenda dor de cabeça, em demora nas consultas ou, eventualmente, até em processos judiciais por conta de erros. Não quer correr esse risco? Então confira o conteúdo que preparamos a seguir!

Afinal, qual é a importância da atualização do cadastro de pacientes?

A atualização cadastral é muito importante para um consultório, já que o acesso rápido aos dados dos pacientes permite não apenas que o médico faça um atendimento mais eficiente, mas também que a secretária tenha mais agilidade na recepção.

Isso é ainda mais crucial se considerarmos que as clínicas são locais naturalmente complexos, nas quais, muitas vezes, as pessoas já se encontram estressadas por problemas de saúde ou com medo de algum diagnóstico. Nesse contexto, a tecnologia pode ser uma grande aliada e um software de gestão é imprescindível.

Quais são os benefícios de manter os dados cadastrais atualizados?

Facilidade na rotina diária

Um dos maiores benefícios de ter dados cadastrais atualizados, como dissemos, é que isso facilita a rotina diária da clínica. Com as informações corretas, a sua secretária, por exemplo, pode visualizar quando foi a última consulta do paciente, se ele faltou em outros atendimentos, se existe alguma pendência e assim por diante.

Para o médico, também fica muito fácil checar o histórico desse paciente, ver quais exames foram solicitados e quais ainda devem ser trazidos, observar quais parâmetros estavam apresentando problemas e até mesmo programar o próximo encontro com mais subsídios.

Sintonia com o Código de Ética

Muita gente não sabe, mas o Código de Ética Médico demanda a atualização do prontuário do paciente a cada nova consulta, exigindo também que ele seja preenchido em ordem cronológica, com dados corretos de nomes, datas, horários, assinatura do profissional e até mesmo o número de registro no respectivo Conselho.

Não é difícil perceber, portanto, que um programa de gestão facilita consideravelmente esse processo e elimina a necessidade de papéis. Como se não bastasse, a nossa legislação exige que os prontuários sejam arquivados por um período não inferior a 20 anos, o que torna a digitalização dos dados praticamente obrigatória para uma clínica.

Melhora no relacionamento

Por incrível que pareça, a atualização do cadastro de pacientes também pode melhorar a relação médico-paciente, o que é muito importante não apenas para a fidelização da pessoa ao consultório, mas também para o sucesso na adesão aos tratamentos e condutas propostas pelo profissional.

Ter acesso a todos os dados relevantes dos pacientes humaniza as consultas, pois qualquer pessoa fica mais confiante se for atendida por alguém que sabe ao certo qual é a sua idade, seu histórico patológico, sua profissão, a data do último encontro e até mesmo detalhes de sua família.

Construção de novas parcerias

Outro ponto em que pouca gente pensa, mas que é extremamente relevante, é que, com uma boa atualização do cadastro de pacientes, fica muito mais fácil fazer novas parcerias profissionais. Esse processo é ainda mais viável se você adotar um software de gestão para a clínica, já que esse programa guarda informações com mais eficiência.

Com esse sistema, você poderá descobrir como as pessoas encontraram o seu consultório, identificando quais estratégias de marketing são mais funcionais e quais indicações de colegas realmente surtiram efeito. Dessa forma, você ganha uma visão mais detalhada de como os pacientes estão chegando até você.

Comunicação mais eficiente

Com uma excelente atualização do cadastro de pacientes, você pode ter uma comunicação mais eficiente não apenas com o seu público, mas até mesmo com seus funcionários. Tendo acesso aos dados, você pode pensar em uma data ideal para o próximo retorno quando registrar a consulta em sua agenda online, por exemplo.

Além disso, quando o momento do atendimento estiver chegando, o sistema pode entrar em contato com os pacientes de maneira automática, enviando um SMS ou mandando uma mensagem pelo WhatsApp. O cadastro atualizado também proporciona, por exemplo, maior praticidade para enviar uma felicitação de aniversário no dia certo, sem erro.

Como fazer uma boa atualização cadastral?

A melhor dica para fazer a atualização do cadastro de pacientes é, sem dúvidas, investir em um software para médicos. Como já dissemos, esse tipo de solução é altamente eficiente e quase imperativa nos dias de hoje, sobretudo para quem deseja obter um sucesso duradouro na área de saúde.

Com um software adequado, você poderá visualizar tudo no seu dashboard, incluindo aí os prontuários de quem já foi atendido, os agendamentos de encontros futuros e as pendências de exames ou cirurgias.

Outro diferencial que um bom programa do gênero possui é a sua capacidade de personalização, que pode ser feita diretamente pelos usuários ou, quando for o caso, pelos profissionais responsáveis pela gestão da clínica. É possível adequá-lo, por exemplo, às diferentes especializações e ao número de profissionais do consultório.

Essa é uma solução muito valiosa, especialmente para os gestores e administradores de clínicas. E o melhor disso tudo é que, se o software for intuitivo, não será preciso investir em cursos de capacitação ou perder longas horas com treinamentos para aprender a utilizá-lo.

Assim, a atualização do cadastro de pacientes é muito importante para qualquer consultório, principalmente se for realizada com o uso de um bom software para médicos.

Ela facilita a rotina diária da clínica, melhora a relação médico-paciente e ainda possibilita uma maior sintonia com o Código de Ética, a construção de novas parcerias e uma comunicação mais eficiente.

Com essas informações, ficou fácil entender a importância da atualização do cadastro de pacientes e como um software para médicos facilita esse processo, não é mesmo? Quer contar com uma solução desse tipo na sua clínica? Então não perca mais tempo, entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo!

Responder

*

Next ArticleLinkedIn para médicos: como utilizar corretamente em sua clínica?