saiba-o-que-avaliar-para-escolher-um-coworking-medico.jpeg

Saiba o que avaliar para escolher um coworking médico

Você já ouvir falar em coworking médico? No início da carreira ou até mesmo para médicos mais experientes, montar um consultório demanda tempo, investimento e disposição para encarar uma série de responsabilidades.

Além do consultório, é preciso lidar com a exigência de ter que buscar novos pacientes, repor o investimento, fazer o fluxo de caixa e ainda desempenhar o seu papel de atender aos pacientes, com cuidado e qualidade.

Diante desse cenário, a saída que muitos profissionais encontram é atuar em um coworking médico

Neste artigo, vamos abordar essa modalidade de consultório, apontando as suas vantagens e ainda dar dicas para escolher o melhor coworking médico, de acordo com as suas necessidades. Continue a leitura!

O que é coworking médico e como funciona?

Nos últimos anos, os coworkings vêm se popularizando e ressignificando as formas de se trabalhar no Brasil — e cada vez mais profissionais optam por atuar nessa modalidade de escritório compartilhado. Isso traz uma série de benefícios, como mais networking, redução de custos e quebra de rotina.

Na medicina, essa situação não é diferente, afinal, o coworking médico tem ganhado cada vez mais adeptos. Trata-se de uma modalidade inovadora de consultórios destinada a profissionais da saúde.

Diferentemente dos modelos tradicionais de clínicas e consultórios, em que o profissional trabalha sozinho de forma autônoma, no coworking médico, ele divide o espaço com outros colegas.

ode-se dizer que esse tipo de consultório oferece um espaço comunitário, com diversas salas, recepção e demais dependências compartilhadas. Tais ambientes podem ser usados por diferentes profissionais para o atendimento de seus pacientes.

Com isso, o médico que opta por essa modalidade tem diante de si uma área adequada aos seus atendimentos, vários recursos e toda a estrutura recomendada para que possa executar suas atividades no momento em que estiver utilizando o ambiente. Ou seja, a ideia é que tudo seja desenvolvido de acordo a realidade da profissão médica.

Dessa forma, em um coworking médico, o profissional escolhe o seu espaço conforme a sua demanda e define os horários em que vai utilizá-lo. Então, comparece ao consultório apenas nos dias que houver atendimentos marcados.

Ter acesso a essa modalidade de escritório custa ao médico uma taxa fixa para acesso à estrutura e uma tarifa de acordo com o tempo que utilizar o espaço. Mas, diferentemente de outros modelos tradicionais, não há cobrança de porcentagem sobre o número de pacientes.

Quais são os benefícios do consultório compartilhado?

Por ser um modelo de trabalho novo, muitas pessoas ainda não sabem bem quais são os benefícios de atender em um coworking médico. Por essa razão, separamos uma lista com os principais benefícios dessa modalidade. Confira!

Redução de custos estruturais

Montar um consultório do zero exige um investimento muito alto, principalmente para quem acabou de sair da residência médica e ainda não possui capital suficiente.

Além disso, no início da carreira, quando o nome do profissional ainda é pouco conhecido, conseguir pacientes para manter a receita positiva é um grande desafio.

Isso, claro, sem contar as várias despesas inerentes a um consultório que, independentemente do número de pacientes, chegam todos os meses, como aluguel, luz, água, internet etc.

Nesse sentido, trabalhar em um modelo de coworking é vantajoso, pois o espaço já dispõe de toda infraestrutura necessária para atender aos pacientes, e o médico só paga quando usar o serviço. Isso significa estar livre das contas fixas mensais.

Flexibilidade na agenda

Outro ponto positivo dos coworkings médicos é a flexibilidade na agenda. As salas podem ser alugadas por dias ou horas, isso permite que o médico determine os horários em que está disponível naquele lugar e, assim, otimize a sua agenda.

Isso é importante pois muitos pacientes podem morar longe dos consultórios ou não conseguem se deslocar por grandes distâncias.

Uma vez que os coworkings são sempre localizados em pontos estratégicos, fica mais fácil para que ele atue em lugares mais próximos do paciente. Com isso, certamente o número de atendimentos será maior, fazendo do coworking médico uma boa opção em termos de custo-benefício.

Acesso à infraestrutura completa

O modelo de consultórios compartilhados, além da estrutura completa para atendimento médico, disponibiliza pessoal para proporcionar a organização do espaço, como secretária, e recursos de conforto aos pacientes, tais como:

  • banheiros;
  • salas de espera confortáveis e acolhedoras;
  • televisão;
  • acesso à internet e revistas.

Tudo isso é fundamental para construir uma boa imagem junto ao seu público.

Networking

Por fim, a última da nossa lista de vantagens é a possibilidade de ampliar o networking. Em um ambiente de coworking, o profissional pode ter acesso a médicos de várias especialidades e a outros profissionais da saúde.

Tudo isso aumenta a rede de contato, possibilitando o surgimento de parcerias que possam beneficiar ambas as partes.

O que avaliar na hora da escolha do coworking?

Agora que você já sabe quais são os benefícios de um coworking médico e está decidido a aderir a essa proposta de consultório, é preciso ter atenção na hora de escolher um espaço.

Os principais aspectos que devem ser avaliados são:

  • localização: o espaço deve estar situado em uma região estratégica, próxima dos grandes centros para facilitar o acesso dos pacientes;

  • custos: avaliar se o valor gasto com a locação do espaço vale a pena e está de acordo com o seu orçamento;

  • infraestrutura: observar se o coworking atende às suas necessidades e expectativas em relação ao seu trabalho e aos atendimentos;

  • crescimento profissional: avaliar se essa é de fato a opção que vai lhe trazer mais desenvolvimento na carreira a médio prazo.

De uma forma geral, a modalidade de coworking médico é muito vantajosa para profissionais que querem iniciar a carreira ou se reinventar, aproveitando de toda a infraestrutura oferecida. Portanto, vale a pena pesquisar e avaliar as alternativas disponíveis.

Quem sabe essa não seja a sua oportunidade de se destacar no mercado de trabalho em um ambiente moderno e bem-equipado?

Este post foi útil para você? Então, siga nossas redes sociais e receba informações para se destacar na medicina. Estamos no Facebook e no Twitter.

Responder

*

Next ArticleSegurança de dados: entenda a importância para a sua clínica