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Sala de espera pequena? Veja o que fazer para deixá-la receptiva e confortável

A sala de espera é o primeiro contato que os pacientes têm com o seu consultório e, por diversos motivos, pode ser também onde ele passará alguns minutos antes do atendimento. Por essa razão, é importante que o espaço seja agradável, receptivo e que melhore a experiência de esperar para ser atendido. Entretanto, o grande desafio com o qual muitas pessoas se deparam é fazer com que até a sala de espera pequena se torne um lugar confortável.

Mas não se preocupe! No artigo de hoje vamos orientar sobre quais medidas adotar para que até os espaços pequenos seja um ambiente aconchegante, confortável e receptivo, sem descuidar das necessidades do paciente no momento do atendimento. Se você quer saber mais sobre como utilizar essas opções em sua sala de espera, continue a leitura.

Escolha os móveis certos

Nas salas de espera dos consultórios, sejam elas de quais tamanhos forem, a escolha dos móveis deve priorizar o conforto antes da questão estética. Quando falamos de espaços menores, mobiliar a sala requer ainda mais planejamento e atenção.

Na hora de escolher cadeiras, por exemplo, é fundamental pensar no conforto do paciente e dos acompanhantes que vão utilizá-las. Mas, não compre poltronas muito grandes ou em maior quantidade, pois podem ocupar o espaço livre da sala e comprometer a harmonia do consultório.

Para evitar erros, procure observar o fluxo de pessoas na sala de espera e adquira cadeiras pensando nessas pessoas. Também é bom evitar que elas fiquem de costas para a porta principal, pois pode ser desconfortável. Procure também não deixá-las no meio de caminho, seja para sair ou para ser atendido já que isso pode gerar incômodo aos pacientes quando for preciso transitar.

É importante também levar em consideração a acessibilidade do espaço: a sala de espera precisa estar preparada para receber cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção — ou seja, quanto mais o caminho estiver livre, melhor.

Em relação aos demais móveis, uma boa opção é aderir aos planejados, pois eles podem oferecer conforto e funcionalidade ao trabalho do recepcionista, além de ocupar o espaço na proporção correta.

Use as cores a seu favor

As cores das paredes podem tanto passar a ideia de ambiente fechado, quanto de amplitude. Para usar as tintas a seu favor, é muito importante optar cores neutras e mais claras. Mas tenha cuidado com o branco: uma sala pequena com as paredes totalmente brancas e sem nenhum acessório, transmite a sensação de espaço, entretanto, não é a opção mais confortável, pois pode se assemelhar a corredores de hospitais.

Portanto, para não errar na hora de pintar as paredes de sua sala, boas opções de cores são aquelas em tons pastéis como o bege, o rosa bebê e o azul água, por exemplo. Para não exagerar, você pode aliar uma dessas cores com o branco. Isso trará vida ao seu consultório sem chamar muita atenção.

Ofereça distrações

Sabemos que esperar, independente do tempo, nunca é bom. Por isso, quem deseja melhorar o atendimento aos clientes deve saber que oferecer distrações é uma ótima forma de criar a sensação de espera menor.

Por essa razão, alguns itens são fundamentais na hora de tornar o tempo do paciente no consultório mais agradável. O primeiro deles é oferecer serviço de WIFI, de preferência com a senha em local visível para evitar possíveis constrangimentos. Com a popularização dos smartphones, é bem provável que uma boa parte de seus pacientes goste de utilizar o tempo para checar e-mails, trabalhar e até mesmo se distrair nas redes sociais.

Outra opção é manter uma televisão ligada com conteúdo adequado. No entanto, é preciso estar atento ao tipo de pessoas que estão na sala em cada momento. Muitas vezes, a novela ou programas de culinária, por exemplo, podem não ser as melhores opções para determinado público. Se possível, contrate uma operadora de TV e tenha o controle remoto sempre em mãos para mudar de canal caso alguém queira assistir ao noticiário ou a um jogo de futebol.

Uma alternativa interessante é também oferecer opções de exibição de filmes, séries ou programas via streaming. Além desses, revistas, jornais atualizados e, até mesmo, livros, são boas estratégias para entreter os pacientes enquanto esperam.

Disponibilize serviço de copa

Por menor que seja o espaço, ter um serviço de copa pode ser um diferencial para os pacientes. Para que não atrapalhe a organização da sala, separe um pequeno espaço, que não obstrua a passagem para deixar as bebidas.

Lembre-se sempre de ter água disponível e bebidas como café ou opções de chás, dependendo do seu público. Afinal, para muitas pessoas, o cafezinho é um ótimo aliado na hora de esperar por algo. O importante é ter o cuidado de não adoçar diretamente e deixar açúcar, adoçante e copos descartáveis para o consumo. Os pacientes e acompanhantes vão enxergar isso como um gesto de consideração e respeito.

Decore de maneira agradável

Depois de escolher as cores das paredes e o mobiliário da sala de espera, é possível ainda deixar o ambiente mais confortável com a escolha de acessórios de decoração. Quando possível, procure por objetos que estejam relacionados a especialidade do consultório. Também são bem-vindos os diplomas com as especialidades registradas pelo CRM, mas sem exageros. O indicado é deixar apenas os principais para que não se torne poluição visual.

Quadros são opções interessantes desde que sejam respeitados limites de bom senso. Em espaços menores, o ideal é que sejam discretos e não despertem a ansiedade do paciente em entendê-los antes da consulta. Quanto menos coisas para se preocupar, melhor. Caso prefira, vasos de plantas podem decorar e, ao mesmo tempo, trazer vida ao consultório.

Viu? Mesmo quando falamos de uma sala de espera pequena, com todas essas dicas, é possível torná-la mais confortável. Afinal, ao deparar com um ambiente que se preocupa com sua presença e leva em consideração o conforto, o paciente e seus acompanhantes percebem o cuidado que você teve em atendê-los melhor.

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