seguranca-de-dados-entenda-a-importancia-para-a-sua-clinica.jpeg

Segurança de dados: entenda a importância para a sua clínica

Pensando que a área da saúde é um segmento muito importante e que tem um impacto relevante na qualidade de vida da população, é necessário existirem diversas resoluções voltadas para profissionais que atuam nesse mercado. Sendo assim, compreender a importância da segurança de dados para a sua clínica é imprescindível.

Médicos, clínicas e organizações sociais precisam estar atentos a esse aspecto, visto que a própria tecnologia aumentou o volume de informações obtidas e armazenadas, mas também possibilitou soluções incríveis para a problemática.

Neste post, aprenderemos mais sobre o tema e entenderemos como aplicar na sua clínica. Confira!

Afinal, o que é segurança de dados?

Como o próprio nome já diz, nada mais é do que a estruturação e as ações adotadas por uma instituição ou indivíduo, com o intuito de proteger um conjunto de informações, no sentido de preservar a sua integridade mediante perdas ou ameaças, acidentais ou não, de modificações não autorizadas, roubo ou de destruição.

No caso de uma clínica, hospital ou qualquer outro estabelecimento de saúde, consiste em adotar medidas e estratégias para minimizar as possibilidades de ter os arquivos e prontuários vazados, assegurando a sua confidencialidade, integridade e, até mesmo, a disponibilidade para quem for de direito.

Qual a importância da segurança de dados nas clínicas?

O funcionamento de qualquer estabelecimento de saúde é complexo e apresenta desafios, desde a recepção até a consulta propriamente dita. Além de toda parte técnica, que envolve a ação dos médicos, é preciso conciliar o serviço de funcionários, os horários da agenda, o acervo de materiais, a decoração e assim por diante.

Por esse motivo, alguns locais acabam não dando a devida importância para a segurança de dados. No entanto, isso é um grande erro, uma vez que possuir um ambiente digital seguro traz muito mais conforto e tranquilidade para os profissionais e pacientes, tornando os processos mais eficazes.

Vale lembrar que, o Conselho Federal de Medicina estabeleceu que os prontuários precisam ficar guardados por não menos do que 20 anos a partir do último registro. Com a era eletrônica e a necessidade de modernizar os meios de armazenamento, eles podem ser digitalizados e salvos em um arquivo virtual.

Logicamente, ao manter os documentos digitalizados, você minimiza ou elimina as possibilidades de perda, desgaste temporal e de furtos. No entanto, ganha a necessidade de contar com um software específico para isso, preferencialmente com um controle de autorizações e senhas de acesso.

Quais as consequências de não aderir à segurança?

De uma forma geral, contar com uma baixa segurança de dados pode ser bastante nocivo para um estabelecimento de saúde nos mais diversos níveis. Com a resolução do Conselho, que solicita o armazenamento dos prontuários por 20 anos, um vazamento de informações pode ter péssimas consequências do ponto de vista legal e de imagem.

Caso um paciente ou seus familiares se sintam lesados com a difusão de algum caso clínico ou de elementos que considerem de intimidade, eles podem entrar com uma ação judicial contra a clínica pelo constrangimento. E a confidencialidade violada, obviamente, também não é nada positiva para o marketing do negócio, certo?

Como aprimorar a segurança de sua clínica?

Agora ficou fácil perceber como é importante investir na segurança de dados e entender como você pode ser atingido caso não implante na sua clínica e continue correndo o perigo de ter informações dos seus pacientes perdidas ou vazadas. Para evitar esse cenário, preparamos algumas dicas valiosas.

Escolha um sistema de gestão de qualidade

O primeiro passo para aprimorar sua segurança de dados consiste em escolher um sistema de gestão de qualidade. Felizmente, hoje, existem várias empresas que solucionam esse problema, oferecendo softwares específicos para médicos e que incluem todas as principais funcionalidades que uma clínica precisa ter.

A aquisição de uma ferramenta como essa é uma opção altamente valiosa para trazer mais praticidade para a rotina do local, especialmente para as secretárias e os gestores de clínicas, que poderão ter todas as informações centralizadas em um só lugar, com um alto grau de controle e configurações personalizáveis por especialidade.

Esses programas também permitem que você crie senhas e diferentes níveis de acesso. Dessa maneira, os colaboradores que não são médicos, por exemplo, visualizarão apenas o que for referente à sua função, com base no seu posto de trabalho, como o endereço, as formas de contato, as últimas marcações e assim por diante.  

Estabeleça uma cultura de sigilo na empresa

Contar com um software pode ser muito importante para elevar os níveis de segurança da sua clínica, mas isso não será suficiente se os seus colaboradores não estiverem devidamente informados quanto à importância de jamais violar a confidencialidade dos pacientes, mesmo que seja por meio de comentários a amigos ou parentes.

A conscientização sobre o tema, portanto, se faz imprescindível. O gestor estratégico deve apostar em desenvolver uma cultura de sigilo, adotando algumas medidas que podem ir desde obter a assinatura dos colaboradores em um documento de normas de conduta até limitar o uso de aparelhos celulares durante o expediente.

Ofereça treinamentos para os colaboradores

Disponibilizar cursos para os seus funcionários pode ser outra forma de reforçar a cultura de sigilo, além de uma maneira eficaz de fazer com que eles exerçam melhor as suas funções e elevem a eficiência e a produtividade do local. Palestras e cursos, por exemplo, contribuem bastante para superar o desafio de proteger os dados.

Sendo assim, aposte em eventos que promovam uma consciência coletiva ética a respeito da seriedade de manter todas as informações clínicas em sigilo. Durante todo esse processo, você não pode deixar de engajar a sua equipe, orientando-os sobre os cuidados que devem tomar frente aos riscos de ameaças reais e virtuais.

Pronto! Agora você já sabe como é importante manter a segurança de dados na sua clínica e aprendeu novas maneiras de deixar o seu negócio mais protegido quanto ao vazamento de informações.

Gostou do conteúdo? Deseja implantar um excelente software para médicos e que seja ideal para sua clínica? Então, não perca mais tempo, entre em contato conosco e conheça a nossa solução!

Responder

*

Next ArticleEntenda o que muda com as novas regras do atendimento médico online