sistema de gestão para clínicas

Sistema de gestão para clínicas: quais são as vantagens dessa solução?

Já imaginou trabalhar com comodidade e praticidade, simplificando sua rotina e garantindo satisfação aos pacientes? Por meio das ferramentas tecnológicas disponíveis no mercado, é possível facilitar todos os procedimentos na gestão de um consultório com um sistema de gestão para clínicas.

Esses programas especializados em gestão centralizam e otimizam várias atividades dos profissionais da área da saúde e melhoram, até mesmo, o relacionamento com os pacientes, priorizando o atendimento humanizado nos consultórios.

No post de hoje, abordaremos de que maneira o sistema de gestão para clínicas garante maior qualificação e otimização à rotina do seu negócio, destacando as principais vantagens dessa solução. Continue a leitura e confira!

Como funciona o sistema de gestão para clínicas?

Um sistema de gestão para clínicas é uma ferramenta que ajuda na organização e na administração, tornando os processos mais seguros e práticos. É um tipo de tecnologia que permite o controle de informações e procedimentos de um consultório, além de integralizar os setores, possibilitando que os gestores tenham acesso aos dados gerenciais, de modo ágil e eficiente.

Tem como objetivo facilitar a rotina dos funcionários e, como resultado, aumentar a eficiência, a produtividade e melhorar o atendimento aos pacientes.

Por que usá-lo?

Essa tecnologia possibilita um melhor controle da gestão empresarial, financeira e assistencial. O software facilita sua rotina de trabalho e ainda traz satisfação aos pacientes.

Esses programas automatizam uma série de serviços que antes eram feitos de forma manual, como agendamento de consultas, prescrições médicas, cadastro de pacientes, relatórios completos de atendimentos, entre outros.

Além de serem fáceis de entender e executar, os sistemas operacionais oferecem a melhor relação custo-benefício aos responsáveis.

Existem, no mercado atual, diversas empresas de softwares para clínicas que oferecem ferramentas específicas. No entanto, muitos profissionais optam por sistemas personalizados, que atendam todas as necessidades da clínica em um só programa.

Qual a importância do sistema de gestão?

São sistemas de grande importância no gerenciamento de um empreendimento, pois otimizam as tarefas de toda a equipe e contribuem para a redução de custos operacionais da organização.

Eles oferecem funcionalidades importantes que agilizam os procedimentos da clínica, como a agenda eletrônica, o armazenamento de dados, o controle financeiro, a prescrição eletrônica, entre outros.

Todos os dados de uma clínica devem ter sigilo absoluto. Nesse caso, a utilização dessas tecnologias garante segurança às informações dos pacientes e do consultório.

Quais as vantagens que um sistema de gestão pode garantir para a sua clínica?

Um sistema de gestão para clínicas deve facilitar a administração do negócio e beneficiar o atendimento ao paciente, além de minimizar falhas no processo.

Existem inúmeras vantagens na implantação dessa técnica. Separamos algumas para vocês!

Computação em nuvem

A organização de documentos precisa ser realizada e conferida periodicamente. Por isso, muitos profissionais têm optado por digitalizar os documentos e arquivá-los em sistemas de dados em nuvens.

Além disso, a informatização vai eliminar a necessidade de arquivos, gavetas e móveis com documentos. Isso, consequentemente, vai liberar espaço físico na sua clínica e diminuir a burocracia no sistema de arquivamento.

Prontuário e prescrição eletrônicos

O prontuário é um registro computadorizado do paciente, que dinamiza o atendimento e associa os setores responsáveis pelo tratamento. Tem como objetivo simplificar e agilizar o atendimento na clínica, o que possibilita maior número de consultas por dia.

A prescrição eletrônica possibilita a emissão de receitas de forma digital. Otimiza a dispensação de medicamentos e evita erros, sobretudo, relacionados à caligrafia ilegível, tornando a leitura e a compreensão, por parte do paciente e dos profissionais responsáveis mais fáceis.

Gestão financeira

Essa alternativa elimina a necessidade de planilhas e unifica todos os processos e dados. Dessa forma, é possível controlar, por meio de relatórios completos e monitoramento, os pagamentos das consultas, os produtos comprados, o fluxo de caixa, os gastos e os recebimentos da clínica.

Essa compreensão permite, ao gestor, fazer projeções futuras e saber quando é o momento de economizar ou investir.

Agenda eletrônica

Por meio do software de clínica, é possível fazer o agendamento de consultas, organizando datas e horários de modo prático e rápido.

Ferramentas mais modernas, como o medicalBox, oferecem serviço de notificação por SMS e e-mail para os pacientes agendados. Elas otimizam o tempo dos atendentes e reduzem as faltas e os atrasos — situações que geram bastante prejuízo para os consultórios.

Outro fator importante é o cadastro dos pacientes da clínica no sistema, o que facilita bastante o atendimento e preserva o vínculo com o usuário.

Facilidade na utilização

Atualmente, os profissionais de saúde procuram praticidade e inovação, a fim de minimizar as dificuldades processuais do atendimento. Assim, todos os processos se tornam mais simples, reduzindo o tempo gasto na realização das atividades.

Segurança avançada

Esse tipo de sistema fornece segurança das informações armazenadas, já que elas são protegidas e criptografadas e são acessadas somente com uma senha. Além disso, passam por backup diário, portanto ele também reduz a possibilidade de extravio de documentos.

Mobilidade de acesso

Uma das grandes vantagens do sistema de gestão é poder acessar os dados da clínica, mesmo estando fora do ambiente de trabalho, e por meio de qualquer dispositivo com navegador compatível.

Aumento da produtividade

Por fim, o sistema de gestão para clínicas que dispõe de todas as funcionalidades abordadas contribui, de maneira positiva, especialmente, para a produtividade e a eficiência da sua empresa.

Um paciente certamente dará preferência para serviços que ofereçam agilidade, eficiência, conforto, respeito e preços acessíveis. Tudo isso fará uma grande diferença!

É importante ressaltar que a implementação dessa ferramenta na clínica exige uma mudança de paradigma do método de trabalho da equipe. Os sistemas passam a ser automatizados e relacionam-se entre si. Em razão disso, são necessárias alterações na dinâmica do trabalho.

Isso exigirá comprometimento da equipe — todos os integrantes do time devem ser treinados para utilizar o sistema de forma adequada e tornar o uso compatível com a necessidade.

Portanto, o software para gestão de clínicas é um grande facilitador para o funcionamento do seu empreendimento, sendo capaz de oferecer diversas soluções primordiais para o melhor desempenho das atividades, como você leu acima.

Gostou do nosso post sobre sistema de gestão para clínicas? Aproveite a visita e assine a nossa newsletter. Assim, você receberá nossas atualizações na sua caixa de entrada.

Responder

*

Next ArticleQuais são as principais características do mobiliário para consultório médico?