software-de-consultorio-medico-saiba-como-escolher-o-melhor.jpeg

Software de consultório médico: saiba como escolher o melhor

Deixar para traz sistemas ultrapassados e dar espaço para o uso de tecnologias inteligentes de gestão já é uma tendência em diversos setores, incluindo a medicina. Um software de consultório médico, por exemplo, reúne algumas funções para melhorar o trabalho dos profissionais de saúde e de gestão e ainda estreitar o relacionamento estabelecido com o paciente.

Entretanto, escolher o melhor software pode não ser uma tarefa tão simples. Existem diversas opções disponíveis no mercado, e nem todas podem ser capazes de atender de forma satisfatória as necessidades do seu consultório.

Tendo em vista esse desafio, listamos neste post alguns fatores que devem ser observados na hora da contratação de um sistema de gestão, afinal, você não vai querer perder seu tempo e investimento, não é mesmo? Se você quer saber quais são esses aspectos, continue a leitura!

Facilidade de implementação e usabilidade

Mudar a forma como se administra uma clínica não é nada simples, ainda mais quando envolve a inserção de novas tecnologias, até então, desconhecidas pelos funcionários. Por essa razão, ao pesquisar por um software de consultório médico é importante se certificar de que a sua implementação será fácil e tranquila.

Com a necessidade de rapidez na execução das tarefas, não é indicado que recepcionistas e médicos gastem muito tempo tentando compreender um sistema complexo e pouco intuitivo.

O software contratado deve ser de fácil assimilação e apresentar boa usabilidade, contando com uma interface mais limpa, intuitiva e sem poluição visual. Além disso, o ideal é que tenham poucas telas e que as ações possam ser executadas em poucos cliques. Isso tornará mais fácil tanto o trabalho da clínica, quanto o do paciente interessado em fazer um cadastro.

Funcionalidades importantes

Os mais diversos softwares de gestão para clínicas e consultórios médicos apresentam algumas funções em comum, mas, também, têm algumas particularidades. Na hora de escolher o melhor sistema, é preciso estar atento às funcionalidades que são fundamentais para uma boa administração do empreendimento. Conheça algumas delas a seguir.

Gestão financeira

Com a rotina atribulada dos consultórios, nem sempre o médico consegue fazer uma gestão eficiente das suas finanças. Por esse motivo, ter um sistema que é capaz de auxiliar em tarefas, como organizar o fluxo de caixa, controlar o estoque e simular investimentos, é interessante para que o faturamento da empresa fique mais claro, permitindo o planejamento no longo prazo e o controle mais preciso dos rendimentos.

Agenda eletrônica

A agenda eletrônica é uma das principais funções de um software de gestão. Com ela, é possível aliviar o trabalho dos recepcionistas, que podem se dedicar mais ao atendimento de pessoas presentes na clínica e também a funções administrativas, que muitas vezes são preteridas para cuidar do telefone.

A agenda também possibilita que os pacientes escolham o melhor horário, de acordo com as suas necessidades, sem precisar ficar negociando com os secretários, reduzindo o tempo dedicado a esse compromisso.

Com a agenda, é possível ainda ter uma previsão de todos os pacientes com consulta marcada em uma tabela e facilitar a programação de outros compromissos por parte dos profissionais.

Prontuário eletrônico

Ter um prontuário eletrônico também é primordial em um sistema de gestão eletrônico. Com as informações dos pacientes reunidas no ambiente virtual, acessá-las se tornou muito mais rápido: basta um dispositivo conectado à internet e autorizado com senha, e, em poucos cliques, o histórico do paciente estará nas mãos do médico.

Essa acessibilidade auxilia no diagnóstico, reduz o tempo para coletar as informações e ainda permite que o profissional consulte todas as informações do paciente, antes de entrar no consultório, o que gera mais proximidade na hora do atendimento.

Lembrete de consultas

Pessoas que desistem de consultas e procedimentos sem avisar causam um desequilíbrio na administração de um consultório, uma vez que o profissional deixa de atender outro paciente interessado no horário. O problema é que nem sempre o secretário consegue entrar em contato com esse sujeito para avisá-lo a tempo.

Por isso, contar com um sistema de aviso de consultas via SMS é importante pois, com ele, o paciente será notificado da consulta, evitando o esquecimento dela, e ainda terá tempo hábil para efetuar o cancelamento, inibindo os horários vagos.

Segurança dos dados

Um software de consultório médico também deve prezar pela segurança das informações armazenadas pelos profissionais. Arquivos físicos ou mesmo digitais convencionais, salvos no disco rígido do computador, podem ser acessados por pessoas não autorizadas e até ser perdidos por uma fatalidade, gerando uma série de transtornos.

Para evitar um vazamento ou a perda total dos dados de pacientes, os softwares de gestão utilizam o armazenamento em nuvem. Com isso, é permitido que profissionais da saúde e pacientes consultem as informações, quando for oportuno, desde que sejam autorizados por uma senha.

Reputação no mercado

O último dos fatores que devem ser levados em conta na hora de escolher o melhor software de consultório médico é a sua reputação no mercado. Para ter essas informações e tomar a sua decisão, pesquise na internet acerca dos sistemas disponíveis, procure por sites, blogs, redes sociais e também as páginas de reclamação sobre os feedbacks que os contratantes e pacientes forneceram.

Além disso, o boca a boca também deve ser um aliado. Busque por outras clínicas conhecidas que já utilizam algum software de gestão e peça uma opinião sincera sobre o custo-benefício e a experiência dos gestores e funcionários, além de verificar se o produto efetivamente trouxe vantagens reais para o negócio. Também é interessante testar a usabilidade do sistema e entender se ele realmente atende às expectativas do seu empreendimento.

Com todas essas dicas, escolher o melhor software de consultório médico, certamente ficará mais fácil, não é mesmo? Lembre-se de procurar por empresas sérias, com boa reputação no mercado e que também ofereçam suporte após a conclusão da compra.

Se ainda restam dúvidas sobre a escolha do melhor software, não perca tempo e entre em contato conosco. Será um prazer responder suas questões e mostrar ainda mais benefícios desse sistema!

Responder

*

Next ArticleConheça os 6 principais desafios na gestão de clínicas médicas