veja-6-erros-nos-consultorios-que-o-sistema-para-clinica-ajuda-a-nao-cometer.jpeg

Veja 6 erros nos consultórios que o sistema para clínica ajuda a não cometer

Administrar uma empresa pode ser um grande desafio em um país burocrático como o Brasil. Quando falamos em negócios na área de saúde, a coisa não muda de figura, e apostar em diferenciais competitivos é essencial. Por isso, você precisa conhecer os erros nos consultórios que o sistema para clínica ajuda a não cometer.

Muitas dessas falhas são comuns no dia a dia de clínicas médicas, mas o fato é que, com um pouco mais de estratégia e gestão, você pode reduzir consideravelmente as chances de praticá-las. Interessado em descobrir como? Continue a leitura!

A importância da boa gestão para evitar erros

O trabalho de administração de um empreendimento da área de saúde demanda muito esforço. Uma vez que essa tarefa envolve cuidados com a gestão dos pacientes, é necessário alcançar a qualidade a organização ideais a fim de conservar a qualidade dos serviços oferecidos pelos profissionais da clínica.

Com toda sua amplitude de funções, coordenar a recepção do público, os atendimentos e os prontuários é um cuidado que todo consultório precisa ter para preservar um bom relacionamento com os frequentadores. Sendo assim, contar com o apoio da tecnologia é uma excelente ideia e pode ser um tremendo diferencial.

Erros que o sistema para clínica ajuda a evitar

Agora que você já entendeu um pouco melhor qual é a verdadeira importância de uma boa gestão para sua clínica, chegou a hora de conhecer quais são os seis principais erros que o sistema para clínica ajuda a evitar.

1. Gestão inadequada da agenda

Definitivamente, a gestão inadequada da agenda é um dos grandes problemas que o sistema para clínica ajuda a evitar, afinal, é imprescindível que você siga as marcações e, a partir delas, consiga ter horários definidos para se organizar. No entanto, por falta de experiência, talvez, muitas secretárias se atrapalham na gestão dos atendimentos dos médicos.

É muito importante, por exemplo, que não haja confusão quanto às datas, uma vez que é extremamente comum que os profissionais do setor de saúde tenham outros compromissos agendados para determinados dias. Se a secretária se esquecer deles e marcar uma consulta para o mesmo período, está feito o problema!

Com um bom sistema para clínica, no entanto, é possível gerenciar até mesmo mais de uma agenda de maneira centralizada, ou seja, em um só lugar. Dessa forma, tanto você quanto os seus colaboradores podem realizar os agendamentos sem que um atrapalhe o outro.

2. Atrasos na hora da consulta

Uma das maiores reclamações dos pacientes de clínicas médicas diz respeito ao atraso do profissional, que faz com que eles tenham que esperar muitos minutos ou até mesmo horas na sala de espera. Definitivamente, esse é um dos principais incômodos que o sistema para clínica ajuda a evitar.

Com esse tipo de solução, você ficará sabendo dos seus compromissos com bastante antecedência, o que vai poupar você de problemas desnecessários. Em caso de algum imprevisto, você pode apostar em medidas emergenciais, como solicitar uma ligação direta para os pacientes, um envio de SMS ou até de mensagens de WhatsApp.

3. Falta de metas claras para a clínica

Traçar metas é algo extremamente importante para qualquer empresa e, em uma clínica médica, isso também é fundamental. Você poderia até não saber, mas essa é outra vantagem que um sistema para clínica pode agregar ao seu negócio, especialmente se você deseja notar o crescimento de seu empreendimento.

A plataforma não apenas permite que você possa analisar relatórios e avaliar métricas, mas também traz excelentes subsídios para você projetar onde você quer estar em determinado período de tempo. Levando isso em consideração, você e seus colaboradores tendem a se mobilizar para entrar em ação e cumprir o que foi proposto.

É possível, por exemplo, que você saiba ao certo quantos pacientes foram atendidos, quantos faltaram, qual foi o índice de retornos e qual foi o tempo médio de cada consulta. Dessa forma, é possível calcular o quanto você pretende lucrar com o consultório em alguns meses, ou saber em quais ações de marketing você deve investir, por exemplo.

4. Desorganização na sala de espera

Se você prima pela organização e pelo bom funcionamento do seu consultório, a desorganização na sala de espera é, definitivamente, uma das coisas que você precisa evitar. Fichas fora de ordem, papeladas espalhadas e outros itens que atrasam o atendimento devem ser evitados a todo custo.

Mais uma vez, um sistema para clínica ajuda a evitar que você cometa esse erro no seu negócio. Todos os dados e informações que você e seus funcionários precisam ficarão centralizados em computadores, facilitando a sua localização e evitando o uso antiquado de planilhas e anotações em papel.

Esse recurso, portanto, é extremamente útil para a melhora da aparência do ambiente em termos estéticos e visuais.

5. Gerenciamento ineficaz do consultório

Um sistema para clínica é uma ótima forma de organizar e administrar tudo aquilo que está relacionado ao seu consultório e aos seus processos. Além de ser fácil de usar e de ter uma interface simples e intuitiva, essa solução tem uma série de funcionalidades que facilitam os trabalhos da secretária e do médico.

Dentre elas, vale destacar o cadastro completo dos pacientes, com dados e informações relevantes reunidos em um só local. A organização da agenda é outro ponto forte, assim como o agendamento de consultas. O software também realiza backups automáticos, garantindo que tudo fique a salvo e reduzindo o risco de perdas.

6. Falhas no planejamento tributário

Clínicas médicas estão entre os empreendimentos que mais têm problemas com a questão tributária, e, por isso mesmo, adotar um bom sistema para clínica pode evitar sérios prejuízos. Com uma boa gestão dos dados e consultas, é possível que você consiga reduzir os encargos tributários da sua empresa.

Cada atendimento ficará registrado em um só local, facilitando as suas declarações e evitando erros ou incongruências com as declarações dos pacientes. Além disso, essa ferramenta permitirá que você analise suas principais fontes de renda e suas margens de lucro, trazendo subsídios para escolhas mais adequadas do ponto de vista financeiro.

Como você pôde ver, um sistema para clínica evita que você cometa inúmeros equívocos nesse tipo de negócio e, consequentemente, faz com que as suas chances de sucesso aumentem consideravelmente.

E então, você também quer uma solução desse tipo para a sua clínica? Então entre em contato com a nossa empresa!

Responder

*

Next ArticleCoworking médico: saiba como escolher o seu