agendamento online

Veja quais são as 8 maiores vantagens do agendamento online

O uso da tecnologia está cada vez mais frequente na área médica. Seja para agilizar um diagnóstico, seja para auxiliar no tratamento de doenças ou mesmo pelo uso do Big Data, os recursos tecnológicos facilitam o trabalho do médico e possibilitando um melhor atendimento aos pacientes — um deles é o agendamento online.

Esse tipo de serviço já é bastante utilizado fora do país e também está se tornando popular nos consultórios e clínicas médicas brasileiras. Trata-se de ferramentas que possibilitam que o paciente agende o serviço de forma rápida e automática.

Quer saber quais são as vantagens do agendamento online? Leia este artigo até o final! Listamos os principais benefícios de se aderir a um software de gestão que realiza os procedimentos do dia a dia de uma clínica médica. Confira!

Como funciona o agendamento online?

Antes de conhecer quais são as vantagens do agendamento online, é importante entender como esse tipo de ferramenta funciona.

O ideal é que o serviço faça parte de um sistema médico, que é um software de gestão específico para o gerenciamento de clínicas e consultórios. Dessa forma, todas as informações importantes para a clínica ficam armazenadas em um mesmo local, facilitando o acesso de todos os profissionais de saúde e atendentes.

No agendamento online, a secretária ou o próprio paciente faz seu agendamento em um programa ou um site. Os sistemas médicos em nuvem permitem que a marcação ou desmarcação sejam feitas por meio da internet, registrando as informações automaticamente no sistema.

Outra função da agenda online é a de enviar mensagens automáticas com lembretes e confirmações de consultas. Isso otimiza o trabalho das secretárias e ainda contribui para evitar o absenteísmo dos pacientes.

Quais as vantagens do agendamento online?

Além de alguns benefícios já citados até aqui, o agendamento online ainda traz outras vantagens para as clínicas médicas. Saiba mais a seguir.

1. Adequação tecnológica

Como explicamos no início deste artigo, a tecnologia tem sido uma grande aliada na medicina nos mais diversos aspectos. Soma-se a isso o fato de que cada vez mais a internet está mais acessível, sobretudo por meio de dispositivos móveis, como celulares e tablets.

Essa realidade faz com que as pessoas procurem resolver a maior parte dos seus problemas pela rede, e estão sempre em busca da solução mais prática e rápida.

Com isso, modernizar esse aspecto do seu  de negócio fará com que ele seja bem visto pelos pacientes por aderir à inovação.

Isso ocorre porque o agendamento online pode ser feito por qualquer dispositivo que tenha conexão com a internet, tornando tudo mais simples. Afinal, quem tem um smartphone sabe que todos os processos podem ser feitos na palma da mão com poucos cliques.

2. Disponibilidade para agendar 24 horas por dia

Muitas pessoas têm dificuldade em agendar um atendimento médico por telefone durante o expediente comercial devido ao tipo de trabalho que desempenha ou pela rotina corrida.

Também podemos destacar que nem todas as recepções funcionam no horário de almoço, que é justamente o único tempo disponível que um paciente pode ter para agendar uma consulta. Tudo isso faz com que a marcação de consultas tradicional não consiga atender a todos de maneira satisfatória.

Nesse cenário, outra importante vantagem do agendamento online é a disponibilidade para agendar um serviço no horário que for conveniente, pois não há necessidade de uma confirmação ou checagem de horários na agenda  é tudo automático e visível ao paciente, podendo ser feito durante 24 horas por dia.

É importante lembrar que isso não significa excluir a possibilidade do paciente ligar para a clínica e solicitar que a secretária faça o agendamento. Afinal, a ideia é somar, e não reduzir as formas de contato com a clínica.

3. Melhora no atendimento

Quem trabalha em uma clínica certamente já percebeu que há dias em que os recepcionistas precisam se desdobrar para atender ao telefone para agendar serviços, tirar dúvidas ou confirmar pedidos, além de lidar com aqueles que se dirigem ao consultório para esse mesmo objetivo.

Tudo isso levando em conta que esse mesmo funcionário ainda deve prezar pelo bem-estar dos pacientes que aguardam pela consulta.

Esses problemas podem ser resolvidos com um serviço automatizado que possibilita ao profissional da recepção mais tempo para atender às dúvidas específicas dos pacientes além de poder proporcionar uma recepção adequada daqueles que estão na sala de espera.

Além disso, ter uma agenda online previne desorganizações no agendamento, que podem causar:

  • atrasos e faltas de pacientes;
  • atraso no horário das consultas;
  • mais de uma marcação no mesmo horário;
  • sala de espera lotada e desorganizada;
  • entre outros problemas.

Tudo isso reflete em uma melhora do atendimento, gerando mais satisfação dos pacientes e, consequentemente, aumentando as chances de retorno.

4. Acesso ao perfil dos pacientes

O sistema online coleta todas as informações pessoais do paciente na hora do cadastro e reúne essas informações em um único local, eliminando a necessidade de arquivo físico na recepção.

Essa é mais uma das vantagens do agendamento online, pois:

  • permite um acesso rápido e completo ao perfil do paciente, caso seja preciso;
  • evita informações incorretas;
  • reduz o tempo gasto na procura;
  • ajuda a garantir que ele receba um atendimento personalizado, de acordo com os dados contidos em seu prontuário médico.

Outro benefício ligado ao acesso do perfil do paciente é que, de posse das suas informações, é possível pensar em estratégias de marketing direcionadas para o tipo de público que usa o serviço e obter os melhores resultados.

Além disso, as informações coletadas passam a ser mais precisas, pois o próprio paciente preenche o formulário para agendar a consulta. Isso vai evitar que nomes sejam escritos errados, os telefones de contato sejam divergentes, erros no número de documentos e outros equívocos que atrapalham a comunicação com o paciente.

5. Redução da fila de espera

Um dos motivos da desistência do agendamento e opção pela concorrência é a demora para ser atendido em uma clínica.

Além de ter que esperar para conseguir falar com o atendente, muitas vezes o paciente tem dificuldade em encontrar o horário que atende às suas necessidades e acaba entrando em uma fila de espera demorada até conseguir agendar a sua consulta.

Por meio do agendamento online, ele tem total autonomia para navegar por todos os horários disponíveis e selecionar aquele que for mais adequado para sua rotina.

É importante destacar também que, mesmo que não encontre o horário desejado, ele pode ficar atento às desistências e conseguir marcar no dia que surgir uma vaga.

6. Facilidade no agendamento

Com um sistema que permite o agendamento tanto pelo celular quanto pelo computador, marcar um atendimento em um consultório torna-se uma tarefa simples e que pode ser feita em poucos minutos.

Essa facilidade permite que o paciente possa reservar a consulta em qualquer momento, como no intervalo do trabalho ou durante uma viagem.

7. Integração com outros sistemas de gestão

O agendamento online não traz apenas benefícios por si só, mas também pela possibilidade de integração com outros sistemas de gestão ou outras áreas do mesmo sistema de gestão.

Dentro do mesmo software, é possível integrar as informações presentes em diferentes ferramentas:

  • agenda online;
  • gestão financeira;
  • gestão administrativa;
  • prontuário eletrônico;
  • recursos humanos;
  • entre outros.

Ao relacionar esses dados, fica mais fácil para o gerente entender e calcular algumas informações, como a quantidade necessária de funcionários para atingir a demanda da clínica; o faturamento de acordo com o número de pacientes; relação entre os profissionais que estão trabalhando e o número de consultas no mesmo horário.

Cada consultório ou clínica deve buscar quais são as informações valiosas que podem ser descobertas a partir da integração dos sistemas, de acordo com o tipo de atendimento feito e os objetivos do estabelecimento.

8. Diminuição dos custos

A última vantagem do agendamento online listada neste post é que, devido à praticidade com que os processos são executados, há uma redução de custos para a gestão da clínica. Os principais pontos de redução de gastos são:

  • redução de custos com equipe de atendimento;
  • e redução de custos com ligações telefônicas.

O primeiro aspecto diz respeito à eliminação da necessidade de contratar mais pessoal, caso a demanda cresça muito.

O segundo refere-se à redução da necessidade de fazer ligações para confirmar a consulta, afinal, o sistema envia um lembrete no próprio celular do paciente. Pode não parecer, mas o custo com telefonia pode ser bem alto no fim do mês.

Além disso, esse tipo de sistema de aviso faz com que haja menor desistência entre os primeiros atendimentos e retornos, garantindo um melhor faturamento para a clínica.

Para obter essas e outras vantagens do agendamento online, você pode contratar um software especializado para clínicas e consultórios médicos. Além de contar com automatização de marcações, esses sistemas ainda permitem uma gestão financeira da clínica mais eficaz, otimização do trabalho, atendimento individualizado e um serviço de qualidade para os pacientes.

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