WhatsApp médico

WhatsApp médico: conheça as vantagens e desvantagens de usar

Modernizar o consultório médico e incluir novas tecnologias nas rotinas administrativas e no relacionamento com o paciente já é uma tendência no segmento. Utilizar softwares de gestão, agenda eletrônica e aplicativos é uma forma de se aproximar do paciente, melhorando o relacionamento e, consequentemente, aumentando a taxa de fidelização.

Uma das novidades que estão mudando a forma como se estabelece a comunicação com o paciente é o WhatsApp médico. O aplicativo, que já conta com mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo e mais de 120 milhões apenas no Brasil, surgiu como uma alternativa rápida e barata de envio de mensagens.

Apesar de inúmeros usos, nem tudo é benefício quando se fala no aplicativo. Por isso, neste artigo, vamos explicar melhor como essa ferramenta pode ser uma aliada no consultório, quais as vantagens e também quais as desvantagens de sua utilização por profissionais da saúde. Confira!

De que forma o WhatsApp médico é usado no consultório?

Boa parte das pessoas que tem um smartphone com conexão à internet utiliza o WhatsApp para a troca de mensagens, afinal, o SMS já ficou no passado. Por isso, adotar esse aplicativo na rotina do seu consultório ou clínica pode facilitar o trabalho dos recepcionistas e agilizar uma série de funções que vão melhorar o andamento da gestão do empreendimento.

Confira, a seguir, as principais utilidades do WhatsApp médico no consultório!

Agendamento de consulta

As pessoas estão cada vez mais em busca de agilidade e eficiência na resolução de problemas. Por isso, enviar um e-mail para agendar uma consulta, telefonar para o consultório e aguardar para ser atendido ou, até mesmo, ir à recepção são ações que demandam tempo.

Assim, adotar o WhatsApp para agendar consultas está se tornando frequente em consultórios médicos. Graças à rapidez da troca de mensagens, em poucos minutos, o compromisso é confirmado e tanto o recepcionista quanto o paciente podem seguir com seus afazeres.

Lembretes aos pacientes

Pacientes que marcam consultas e não comparecem, sem avisar com antecedência, causam prejuízo e desorganização na agenda do médico. O problema é que isso ocorre, muitas vezes, porque ele simplesmente esqueceu o compromisso ou mesmo não se lembrou de ligar para desmarcá-lo.

Com o uso do aplicativo de mensagem, esse problema pode ser reduzido, uma vez que o recepcionista pode enviar uma mensagem avisando do horário marcado e solicitando a confirmação da presença. Com isso, o horário pode ser liberado a tempo de outra pessoa ser encaixada.

Envio e recebimento de informações

O WhatsApp médico também pode ser usado como troca de informações urgentes entre médico e paciente, desde que não seja feita uma consulta online. Também é útil entre profissionais da saúde que podem usar o aplicativo para trocar informações sobre casos específicos que exigem discussão. No entanto, vale lembrar que a identidade do paciente deve ser preservada.

Comunicação com a equipe

Essa ferramenta também é uma aliada para se comunicar com a equipe por meio de mensagens individuais ou por grupos, em que podem ser compartilhados avisos e convites para reuniões e eventos.

Quais as vantagens e as desvantagens do aplicativo na rotina?

Depois de conhecer os principais usos do WhatsApp médico, é preciso entender que, além de vários benefícios, também há algumas desvantagens. Conheça os pontos positivos e negativos a seguir!

Vantagens

Baixo custo

O WhatsApp é um aplicativo gratuito, ou seja, é de baixo custo, pois, para mantê-lo ativo, é preciso apenas ter um celular e acesso à internet. Isso, se comparado aos custos com ligações telefônicas, representa uma economia considerável e que deve ser levada em conta na hora de aderir ao seu uso.

Agilidade

As mensagens enviadas pelo WhatsApp são instantâneas e, na maioria das vezes, quem usa smartphone passa boa parte do dia ao lado do dispositivo. Esses fatores somados representam um ganho em agilidade, uma vez que não é preciso ficar esperando para ser atendido e nem aguardar pela resposta de um e-mail, por exemplo, que tem outra lógica mais lenta de utilização.

Fidelização do paciente

A troca de mensagens entre o recepcionista ou o médico com o paciente cria uma relação de proximidade e confiança, o que vai refletir em uma maior fidelização, pois ele se sente ouvido pelo outro lado.

Desvantagens

Falta de compreensão do paciente

Ao mesmo tempo em que se cria uma aproximação com o paciente, o uso do WhatsApp médico cria uma sensação de urgência no atendimento. Isso significa que o paciente passa a não compreender que o médico não pode responder naquele momento ou que não pode dar determinada informação, por se configurar como consulta online. Além disso, é comum que haja um certo estresse em relação à falta de horários disponíveis.

Invasão de privacidade

Quando o médico utiliza seu próprio número de telefone para estabelecer contato com os pacientes pelo WhatsApp pode acontecer de o paciente invadir a sua privacidade, enviando dúvidas fora do horário de trabalho ou em finais de semana, bem como correntes virais da internet, e, até mesmo, fazendo chamadas de voz pelo aplicativo quando o profissional não pode responder.

Demanda por consulta online

Outra grande desvantagem do aplicativo é que, devido à facilidade de acesso ao profissional de saúde, o paciente pode tentar usar o espaço para realizar consultas online, o que é vedado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Como fazer um bom uso desse recurso?

Agora, você já sabe onde o WhatsApp médico é utilizado, suas vantagens e desvantagens. Neste tópico, listamos algumas dicas para usar esse aplicativo da melhor forma possível em seu consultório:

  • tenha um número exclusivo para conversar com os pacientes;
  • não responda mensagens fora do horário comercial, a menos que seja uma emergência;
  • utilize uma foto do consultório ou uma foto profissional como perfil;
  • adote mensagens automáticas para iniciar a conversa;
  • utilize a versão do aplicativo para web para facilitar a digitação.

Ao ler este artigo, você pode perceber que adotar o WhatsApp médico é uma oportunidade de modernizar a clínica e aproximar-se dos pacientes. Por isso, lembre-se de usar a ferramenta como uma aliada e dentro de uma estratégia de marketing que abranja todos os setores.

Quer saber mais sobre estratégias de comunicação? Então, não perca tempo e baixe agora mesmo o nosso e-book exclusivo sobre marketing para clínicas médicas!

Responder

*

Next Article4 dicas para fazer um treinamento para recepcionista da sua clínica